top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Novo portal multimídia da Secretaria de Comunicação da Santa Sé


Neste último fim de semana teve início um trabalho novo do Vaticano: um portal que conta com uma equipe de cerca 70 pessoas em 6 divisões linguísticas – italiano, inglês, francês, alemão, espanhol e português – e com 4 áreas temáticas: Papa, Vaticano, Igreja e Mundo.


Silvonei José – Cidade do Vaticano

Teve início neste sábado, 16 de dezembro, uma nova aventura para a mídia vaticana. Entrou para fazer parte da grande rede o novo portal da comunicação da Santa Sé, “Vatican News”, que reune, num primeiro momento 6 línguas, entre as quais o português. “Vatican News”, portanto, é o novo sistema de informação da Santa Sé. Uma aventura que começou em 27 de junho de 2015 com o Motu Proprio do Papa Francisco, que instituiu a Secretaria para a Comunicação, o novo Dicastério da Cúria Romana.


O novo site está online no link www.vaticannews.va.

“A grande novidade, na qual confluirão todos os meios de comunicação vaticanos é o modelo produtivo a ser adotado: a integração e gestão unitária, em plena sintonia com a reforma desejada pelo Papa Francisco. ”


O novo modelo de comunicação desemboca em uma organização do trabalho – como afirma a Secretaria para a Comunicação, presidida por Mons. Edoardo Viganò – que se tornou possível também graças ao amplo programa de formação dos funcionários que teve início desde o momento da criação do Dicastério.


A solução para valorizar o profissionalismo interno inspirar-se nas palavras do Papa Francisco pronunciadas no discurso à primeira Plenária da Secretaria para a Comunicação: “Reforma – disse na ocasião -, não é “dar uma mão de pintura: reforma é dar outra forma às coisas, organizá-las de outro modo”.


O fulcro do sistema, fruto de um processo de consolidação seja no plano econômico, seja técnico, é representado pelo CEM, Centro Editorial Multimídia: uma estrutura unificada para a produção cotidiana de qualquer tipologia de conteúdo (áudio, textos, vídeo, gráfica) em modalidade multilíngua e multicanal, que trabalha sob a guia da Direção Editorial e em coordenação com outros grupos de suporte.


Ao seu interno confluirão progressivamente cerca de 350 profissionais, entre redatores e técnicos provenientes de todas as 40 redações linguísticas da Rádio Vaticano e das 9 instituições que compõem a Secretaria para a Comunicação. A partir de 1º de janeiro o percurso se completará com a agregação do jornal L’Osservatore Romano, do Serviço Fotográfico e da Tipografia Vaticana.


Parte para o trabalho uma equipe de cerca 70 pessoas em 6 divisões linguísticas – italiano, inglês, francês, alemão, espanhol e português – com 4 áreas temáticas: Papa, Vaticano, Igreja e Mundo.


O novo site que está online a partir deste fim de semana no link www.vaticannews.va, na sua versão beta, substituirá os sites de caráter informativo utilizados precedentemente. Assim, “Vatican News” torna-se também a nova marca que representa grande parte do sistema comunicativo, na intenção de simplificar a imagem e de superar o grande número de logotipos do passado.


Em particular, a partir de agora, o logotipo identificará também as redes sociais: Twitter, Facebook e Youtube, para cada uma das redações linguísticas e Instagram, com um perfil comum a todas as línguas.


Assim, “Vatican News”, superando o conceito de simples convergência digital, pretende responder e, num certo sentido, antecipar as contínuas transformações de lugar e forma da comunicação. Exprime-se e interage.


O lema é “todos no mesmo time” ou “jogo de equipe”, para responder eficazmente às exigências da missão da Igreja diante dos desafios, principalmente do ambiente digital contemporâneo.

Seja bem-vindo a “Vatican News”, e ajude-nos a divulgar esse novo instrumento de comunicação da Santa Sé.


Hoje para nós o desafio aumenta: responder – como disse Francisco – “sempre melhor às exigências da missão da Igreja” na cultura contemporânea, com a finalidade de “comunicar o Evangelho da misericórdia a todas as pessoas” nas diferentes culturas.


(Texto da Secretaria de Comunicação da Santa Sé)

DESTAQUE
bottom of page