top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Virtudes femininas online: Muitas Marias.Com





Iniciativa de quatro brasileiras dá visibilidade a temas do cotidiano feminino, com base em valores cristãos


Junte centenas de experiências sobre o cotidiano feminino, compartilhadas por mais de 40 diferentes colunistas, homens e mulheres, acessadas por mais de 200 mil pessoas em poucos meses e com quase cinco mil seguidores ecoando as novidades nas redes sociais. Acrescente uma dose generosa de valores cristãos, tempere com inovação e gestão compartilhada e sirva periodicamente. Esta é a receita da iniciativa Muitas Marias, que apresenta temas do cotidiano feminino de mulheres de todo o país que compartilham suas vivências, dicas e reflexões sobre carreira, moda, comportamento, casa, tecnologias, viagens, sexualidade, saúde e maternidade, além de histórias de vida e superação.


Solteiras, casadas, jovens, maduras, mães, profissionais, empresárias, donas de casa... A lista para se traçar um perfil da mulher moderna é infindável, mas atualmente, o que se vê na tv, nas revistas e jornais é um padrão único de mulher, que todas deveriam seguir e que nem sempre condiz com os valores cristãos. Incomodadas com nisso, decidimos dar visibilidade ao cotidiano feminino sem se ancorar nos padrões ditados pela grande mídia, mas a partir do compartilhamento de experiências delas e de outras mulheres.


Acessível no endereço www.muitasmarias.com desde 12 de outubro, dia da padroeira do Brasil, o espaço virtual trata os temas do universo feminino segundo os valores cristãos,mas sem restringir o público a mulheres que frequentem alguma denominação religiosa.


As mulheres tem sido muito oprimidas, pela ditadura da moda, da magreza, por conflitos entre ficar em casa e cuidar dos filhos ou ir para o mercado de trabalho, enfim, há muitas vozes ditando um padrão que não necessariamente se encaixa a todas as mulheres. Muitas Marias quer mostrar que, como somos muitas, vivemos diferentes realidades, e podemos ser felizes assim, sendo simplesmente mulheres.


E ao longo destes meses de experimentação em Muitas Marias, tenho percebido que boa parte das pessoas não sabe que tem muito a compartilhar!Estamos tão imersos numa sociedade padronizada e estereotipada, que boa parte do povo tem dificuldade de notar a riqueza em cada coisa singular que faz na vida.E as mulheres, em especial, ignoram como outras pessoas podem se beneficiar com o compartilhamento de sua experiência!


Até agora, mais de 200 mil pessoas visitaram nosso Muitas Marias. Isto é maior que a população de uma cidade média, e significa que tanta gente se encantou por um texto, ou por vários deles, e pela verdade que nosso time apresenta cotidianamente.E a proposta não se restringe ao virtual ou às nossas amigas. Já participei de encontros de mulheres no Rio de Janeiro e em Brasília, para falar sobre Muitas Marias, e é impressionante como muitas meninas não sabem o valor que tem o seu cotidiano, por vezes simples, mas único, e portanto, especial. A gente está tão acostumada a seguir as tendências nas revistas femininas, que começa a não perceber a grandeza e beleza da nossa vida diária, de nós mesmas, apesar das nossas imperfeições, e de nossos sonhos, nossa história.


Nossa proposta vai ao encontro da necessidade de dar espaço a outras histórias e vivências, bem diferentes do “jornalismo Kardashian”, que não reflete a vida da maioria das mulheres. É notável que, ao se convidar alguém do nosso convívio para contar suas histórias em Muitas Marias, muitas vezes, as pessoas estranham o convite. Já ouvi frases como “Será que posso falar disso?” ou “Você acha que as pessoas vão gostar de saber essa parte da minha vida? ” ou ainda “Isso é muito comum, todo mundo já deve saber… Será que alguém vai ler?”A nossa resposta é sempre “SIM, escreva” pois precisamos trazer à tona aspectos singulares da nossa vida! E escrever sobre nós mesmas, ou sobre um tema que nos mobilize, é muito libertador.


Em Muitas Marias, temos procurado trazer novos temas a cada semana, e olhares inovadores sobre assuntos já compartilhados.E muita gente nova conheceu nossa proposta primeiramente online, viu pela TV, ouviu pela rádio, e quis participar desta rede de gente que pensa contra a correnteza. Tem texto com milhares de compartilhamentos, outros com menos, mas pra nós, se cada experiência tocar uma pessoa que seja, se só uma vida for refletida, repensada e valorizada, já cumprimos nossa missão. Engraçado que até quem você menos espera comenta da nossa empreitada, com carinho e respeito. Isso dá um gás incrível pra nós!Que a gente saiba sempre fomentar o melhor nas pessoas que estão próximas a nós. Seja online ou offline. Muitas Marias. Porque a vida é uma só, mas você pode ser muitas.


O projeto é inédito no mercado editorial brasileiro e também desmistifica o perfil da mulher com valores cristãos, vistas muitas vezes como “carolas"ou alienadas, o que não é verdade.


Para participar, acesse www.muitasmarias.com e envie suas experiências. Você pode também indicar mulheres para serem entrevistadas e deixar seu ponto de vista sobre os temas apresentados no portal e nas nossa redes sociais.


Muitas Marias. Porque a vida é uma só, mas você pode ser muitas!


Mariella de Oliveira-Costa


Conheça o perfil das empreendedoras:




Christie Mendes é editora, paulistana, apaixonada por tecnologia, acredita no poder libertador da informação e na importância de estar antenada para compartilhar ideias inovadoras.










Mariella de Oliveira-Costa, casada, jornalista, mineira nômade, doutoranda e colunista Canção Nova. Acredita que a força para aguentar a rotina cheia e os diversos desafios do cotidiano feminino, com coração grato e bom humor, vem do céu.










Monica Oliveira é arquiteta, paulistana, amante da arte, da música e literatura, e encontra a cada dia o gosto de descobrir as infinitas possibilidades da construção e desconstrução. Acredita na força feminina e na sua arte de dar sempre um toque de doçura e beleza no cotidiano, na vida e no mundo.









Veridiana Nilson, casada, mãe, formada em geografia, foi professora das redes estadual e privada de ensino e mora nos EUA desde 2012 e tem descoberto as alegrias e angústias de se estar “longe de casa”.











Ambas tem história de serviço e missão em movimentos da Igreja Católica, como a RCC (Ministério de Comunicação, Ministério Universidades Renovadas) e outros movimentos.


Perfis nas redes sociais acessíveis nos links:

www.facebook.com/muitasmarias

www.twitter.com/muitas_marias

www.instagram.com/muitasmarias



DESTAQUE
bottom of page