• Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Papa nomeia bispo para São João da Boa Vista

28.09.2016

 

 

Pedido de renúncia de dom David Dias Pimentel foi aceito pelo pontífice

 

 

O papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, dia 28 de setembro, o pedido de renúncia do governo da diocese de São João da Boa Vista (SP) apresentado por dom David Dias Pimentel (à esquerda na foto), em conformidade com o cânon 401 §1º. No mesmo ato, o pontífice nomeou para a Igreja particular dom Antônio Emídio Vilar (à direita), atualmente bispo da diocese de São Luiz de Cáceres (MT).

 

Dom Antônio Emídio Vilar nasceu em 14 de novembro de 1957, em São Sebastião do Paraíso (MG). Salesiano, fez sua profissão religiosa em janeiro de 1976. Sua ordenação presbiteral aconteceu em Batatais, no dia 09 de agosto de 1986, e a episcopal foi em 27 de setembro de 2008, em São Paulo (SP).

 

Dom Vilar tem mestrado em Teologia pela Universidade Pontifícia Salesiana - Roma e iniciou doutorado em Liturgia pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo. 

 

Antes do episcopado, dom Antônio Emídio Vilar atuou, entre outras atividades, como juiz do Tribunal Eclesiástico de Aparecida (SP); diretor do aspirantado, em Pindamonhangaba (SP); diretor, coordenador de estudos e professor no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo e membro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter).

 

Durante a 53ª Assembleia Geral da CNBB, foi eleito vice-presidente do regional Oeste 2 da CNBB.

 

 

Saudação a Dom Antônio Emídio Vilar

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil–CNBB acolhe, com alegria, a nomeação de Dom Antônio Emídio Vilar como Bispo da Diocese de São João da Boa Vista– SP, anunciada aos 28 de setembro, pelo Papa Francisco. Dom Vilar foi transferido da Diocese de Cáceres, no Mato Grosso.

 

Agradecemos a Dom Vilar a dedicação em favor da Igreja Particular de Cáceres, desejando-lhes bênçãos na continuação de seu ministério episcopal nesta nova missão.

 

A Dom David Dias Pimentel manifestamos gratidão pelos mais de 15 anos de missão e dedicação à evangelização prestado junto aos fiéis da Diocese de São João da Boa Vista, onde pôde, com sua presença de pastor, efetivar seu lema Ministrare (Servir).

 

Cumprimentamos a Igreja de São João da Boa Vista pelo seu novo Bispo, Dom Antônio Emídio Vilar, a quem rogamos a força que vem do Senhor para que continue a inspirar e frutificar em seu novo campo de missão a Misericórdia.

 

Com nossas preces,

 

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília-DF
Secretário-Geral da CNBB

 

Please reload

DESTAQUE

21 sugestões para viver melhor esta Sexta-Feira Santa

18 Apr 2019

1/10
Please reload

April 18, 2019

April 18, 2019

Please reload