• Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Bispos portugueses felizes com anúncio do Papa sobre visita em 2017

05.10.2016

 

Vigília com a imagem de N. S. Fátima, 12 de maio de 2015 - AP

 

 

Lisboa – O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Padre Manuel Barbosa, saudou a confirmação da visita do Papa a Fátima, em maio de 2017, feita este domingo pelo próprio Francisco, entrevistado durante o voo de retorno à Roma do Azerbaijão.

 

“Em declarações à Agência ECCLESIA, o padre disse que “este anúncio concretiza o forte desejo do Papa em visitar Portugal, expresso aos bispos portugueses em setembro de 2015 e em audiências particulares com alguns bispos”.  

 

O porta-voz admitiu ainda que o programa oficial poderá ultrapassar o dia 13 de maio e o Santuário da Cova da Iria, numa visita pontifícia “mais alargada no tempo e nos espaços a visitar”.

 

“Há que esperar essa comunicação, para que se possa preparar dignamente, com a marca hospitaleira do povo português, o acolhimento caloroso ao Papa Francisco”, observou.

 

O Padre Manuel Barbosa lembrou também as afirmações feitas pelo Papa recentemente a Dom Nuno Almeida, bispo auxiliar de Braga, e a Dom Nuno Brás, bispo auxiliar de Lisboa:

 

Em setembro passado, Dom Nuno Almeida participou de um encontro de bispos nomeados no último ano e relatou o encontro com Francisco num texto publicado em sua página no Facebook.

 

“Na saudação pessoal, quando me apresentei como bispo auxiliar de Braga e disse que esperávamos com alegria a sua visita, o Papa com um grande sorriso acrescentou: ‘Lamento não poder ir a Braga, mas, certamente, vamos nos encontrar em Fátima, em maio!’”, escreveu.

 

Também em setembro, o Papa Francisco disse ao bispo auxiliar de Lisboa, Dom Nuno Brás, que iria a Portugal em maio de 2017, “a Fátima”, numa viagem centrada no Centenário das Aparições.

 

Já no último dia 17 de março, durante a primeira visita oficial como Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa convidou formalmente o Papa Francisco a visitar Portugal.

 

Francisco será o quarto Pontífice a visitar Portugal, depois de Paulo VI (13 de maio de 1967), João Paulo II (12-15 de maio de 1982; 10-13 de maio de 1991; 12-13 de maio de 2000) e Bento XVI (11-14 de maio de 2010).

São João Paulo II cumpriu ainda uma escala técnica no Aeroporto de Lisboa (2 de março de 1983), a caminho da América Central.

 

Please reload

DESTAQUE

21 sugestões para viver melhor esta Sexta-Feira Santa

18 Apr 2019

1/10
Please reload

April 18, 2019

April 18, 2019

Please reload