• Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Colômbia: Igreja saúda Presidente Santos pelo Prêmio Nobel da Paz

09.10.2016

 

 

Juan Manuel Santos. Foto: ANDES/Micaela Ayala V.

 

BOGOTÁ - O Presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, Dom Luis Augusto Castro, expressou seus cumprimentos e felicitações ao presidente do país, Juan Manuel Santos, que ganhou o Prêmio Nobel da Paz 2016.

 

Em um comunicado divulgado na sexta-feira, 7 de outubro, o Comitê Norueguês do Nobel anunciou a sua decisão de “outorgar o Prêmio Nobel da Paz 2016 ao presidente colombiano Juan Manuel Santos, por seu esforço determinado de levar ao seu fim a guerra civil de mais de 50 anos no país”.

 

Segundo explica o comitê, o enfrentamento entre a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e o Estado colombiano “custou a vida de ao menos 220.000 colombianos e deslocou cerca de seis milhões de pessoas”.

 

“Seus esforços para promover a paz cumprem assim os critérios e o espírito da vontade de Alfred Nobel”, indicou o comitê.

 

Juan Manuel Santos encabeçou a negociação dos acordos de paz com as FARC, recentemente assinados em Cartagena (Colômbia). Os documentos foram submetidos a um plebiscito, no qual o “Não” ganhou por uma pequena diferença.

 

Em declarações publicadas no site da Conferência Episcopal da Colômbia, Dom Luis Augusto Castro, também Arcebispo de Tunja, expressou suas felicitações “com todo o coração ao presidente Santos” e assegurou-lhe que está “muito feliz, pois os colombianos estamos felizes por este prêmio, que além de ser um reconhecimento ao esforço dele, é um incentivo ao processo de paz”.

 

“Que este prêmio também mova aqueles que estão dialogando neste momento para encontrar uma solução rápida e que possamos seguir avançando com este processo”, assinalou.

 

Dom Castro encorajou a “pôr um fim a este assunto colocar tantos obstáculos”.

Please reload

DESTAQUE

21 sugestões para viver melhor esta Sexta-Feira Santa

18 Apr 2019

1/10
Please reload

April 18, 2019

April 18, 2019

Please reload