top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

3 chaves do Papa Francisco para avançar no ecumenismo


O Arcebispo de Canterbury e primaz da Igreja Anglicana, Justin Welby e o Papa Francisco / Foto: L´Osservatore Romano



ROMA - O Papa Francisco propôs 3 chaves para avançar no caminho comum dos cristãos e aprofundar o ecumenismo: oração, testemunho e missão.


O Bispo de Roma se referiu a estas chaves ante o arcebispo de Canterbury e primaz da Igreja Anglicana, Justin Welby, a quem recebeu no Vaticano por ocasião dos 50 anos do histórico encontro entre o Beato Paulo VI e o Arcebispo Michael Ramsey.


A respeito da oração, o Pontífice recordou a presença do líder anglicano ante a tumba de São Pedro para rezar. “Não cansamos de pedir juntos e insistentemente ao Senhor o dom da unidade”, indicou o Papa.


Em relação ao testemunho, assinalou: “Estes 50 anos de encontro e troca de experiências, assim como a reflexão e os textos comuns, nos falam de cristãos que, por fé e com fé, se ouviram e partilharam tempo e forças. Aumentou a convicção de que o ecumenismo não é um empobrecimento, mas uma riqueza”.


“Conservemos esta herança como um tesouro e nos sintamos chamados, todos os dias, a doar ao mundo, como Jesus pediu, o testemunho do amor e da unidade entre nós”, exortou.


Finalmente, o Papa falou sobre a missão e recordou que há um tempo para tudo. “Este é o tempo em que o Senhor nos interpela, de modo particular, a sair de nós mesmos e de nossos ambientes para levar o seu amor misericordioso a um mundo sedento de paz”.


“Ajudemo-nos reciprocamente a colocar no centro as exigências do Evangelho e a nos doar concretamente nesta missão”, exortou.


O Pontífice recordou os inúmeros frutos do encontro entre Paulo VI e o Arcebispo Ramsey: “Basta pensar na abertura do Centro Anglicano em Roma, a nomeação do representante permanente do Arcebispo ante a Santa Sé e o início de um diálogo teológico”.

DESTAQUE
bottom of page