• Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Fátima: Secretário de Estado do Vaticano pede «opção de fé» na «era da informação»



Cardeal Pietro Parolin presidiu à Missa da vigília da peregrinação internacional de outubro


Fátima – O secretário de Estado do Vaticano disse hoje em Fátima que a “opção de fé” dos católicos não depende do que estes sabem sobre Deus ou a Igreja, ao contrário do que acontece na “era da informação”.


“Enquanto a pessoa informada se preocupa com armazenar em si mesma a maior quantidade de informações, fazendo deste tesouro o metro para se medir a si mesma, à sociedade e ao mundo, a pessoa de fé preocupa-se com sair de si mesma e apostar em Cristo”, disse o cardeal Pietro Parolin, na homilia da Missa da vigília da peregrinação internacional de outubro.


Nas celebrações conclusivas do 99.º aniversário das Aparições na Cova da Iria, o número dois do Vaticano desafiou os milhares de peregrinos a refletir sobre a “grande diferença” que existe entre conhecimento e informação.


“No mundo ocidentalizado, vivemos a era da informação; temos canais televisivos, radiofónicos, informáticos que nos ‘passam informação’ a todas as horas. É como se fôssemos instigados cada vez mais a ‘comer’ notícia atrás de notícia”, observou.


Esta realidade faz com que “a ‘pessoa modelo’” do terceiro milénio seja “a ‘pessoa informada’”, exemplo do “cidadão responsável”.


“Neste horizonte, poder-se-ia pensar que a nossa dedicação a Deus coincidisse com a quantidade de informações que temos sobre Ele e o seu Cristo. Mas não é assim”, advertiu.


O cardeal italiano trouxe a saudação do Papa Francisco e manifestou “grande alegria” por presidir às celebrações do 13 de outubro, na sua primeira visita a Portugal.


“Precisamos de nos reconciliar com a santidade”, sustentou D. Pietro Parolin, “porta através da qual entramos no mundo da misericórdia”.


Esta é a última grande peregrinação internacional antes do 13 de maio de 2017, centenário das aparições, em que o Santuário de Fátima vai receber a visita do Papa, segundo anúncio do próprio Francisco.

#Portugal #NossaSenhoradeFátima #Missa #Santuário

DESTAQUE