top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Penitenciaria Apostólica apresenta dicionário teológico-pastoral


Livraria Editora Vaticana em feira do livro, em Turim



Cidade do Vaticano - Foi apresentado, nesta terça-feira (11/10), o dicionário teológico-pastoral, aos cuidados da Penitenciaria Apostólica.


No Sacramento da Penitência se realiza “o encontro entre o amor misericordioso de Deus e o desejo de paz interior de cada pessoa”, escreve o Papa Francisco no prefácio do livro “Pecado, misericórdia e reconciliação. Dicionário Teológico-Pastoral” publicado pela Livraria Editora Vaticana.


O presidente emérito da Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé, Cardeal Velasio De Paolis, recordando as palavras do pontífice na apresentação do livro, nesta terça-feira, no Prédio da Chancelaria Apostólica, sublinhou que “a obra apresenta um itinerário articulado em quatro etapas: criação, pecado, redenção (misericórdia e perdão) e reconciliação. Neste percurso, está contido o fato de o ser humano se reconhecer pecador e dirigir o olhar ao Pai. Ele não somente é perdoado, mas transformado e curado de suas feridas e enfermidades e obtém a graça da perseverança na amizade com Deus”.


“Eis porque o livro supera a ocasião e o objetivo imediato do qual teve origem o Jubileu da Misericórdia e oferece o seu serviço para todo o caminho da vida do fiel”, disse o purpurado.


“É um manual para a vida cristã”, disse o Penitencieiro Mor, Cardeal Mauro Piacenza, na saudação inicial, e “não se dirige somente aos sacerdotes, mas também às comunidades religiosas, paroquiais e aos leigos que desejam conhecer melhor e aprofundar a riqueza espiritual que nasce da celebração da confissão”.


Por sua vez, o Regente da Penitenciaria Apostólica, Dom Krzysztof Nykiel, concluiu o encontro desejando que a obra se torne “um instrumento pastoral precioso para colocar novamente no centro e com convicção o Sacramento da Reconciliação como o caminho mais fácil para percorrer a fim de experimentar o amor misericordioso de Deus, lento para a ira e cheio de amor”.

DESTAQUE
bottom of page