• Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Solidariedade inclusiva é tema de workshop no Vaticano



Marginalização é tema de evento no Vaticano - AP


Cidade do Vaticano – A Pontifícia Academia das Ciências promove nos dias 28 e 29 de outubro um workshop sobre “Solidariedade Inclusiva e integração dos marginalizados”.


Realizado na Casina Pio IV, nos Jardins Vaticanos, o evento reúne acadêmicas das mais renomadas universidades mundiais. O único brasileiro participante é Francisco H.G. Ferreira, do Departamento de Pesquisa Banco Mundial, que fará uma palestra sobre o tema “Combater a desigualdade para Lutar contra a Pobreza”.


Contra a globalização da indiferença, afirmou o Papa Francisco, “é necessário gerar um movimento transversal e ondular, uma ‘boa onda’, que abrace toda a sociedade de cima para baixo e vice-versa, da periferia ao centro e vice-versa, dos líderes às comunidade, e dos povos e da opinião pública até os mais altos níveis de decisão”.


Ao convocar este workshop, a Pontifícia Academia das Ciências considera que o sentimento de desolação transmitido por uma série de eventos dramáticos e casos de indigência leva a considerar com atenção o conceito de ‘inclusão social’ e a reputá-lo como um teste da efetiva seriedade das declarações de políticos e dirigentes.


Incluir significa compartilhar, participar, passar da condição de desadaptado àquela de membro ativo e integrado da sociedade. Hoje, sobretudo, o termo inclusão significa recordar que, nas últimas décadas, se registrou um forte aumento do número de pessoas que foram deixadas de lado da esfera produtiva. São, como diz o Pontífice, as pessoas descartadas pelo sistema.


Entre os temas em debate, estão políticas públicas contra a pobreza, democracia, cidadania, economia sustentável e solidariedade.

#Marginalizados #Vaticano #IgrejaCatólica

DESTAQUE