• Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Após 4 anos, cristãos de Aleppo participam da Missa de Natal

26.12.2016

 

Cristãos e muçulmanos participaram da Missa de Natal na Catedral de Santo Elias, em Aleppo - AFP

 

Aleppo – A Igreja Maronita de Santo Elias acolheu na noite de sábado, 24 de dezembro, a celebração da tradicional Missa de Natal. Foi a primeira vez em quatro anos que os cristãos puderam celebrar juntos o nascimento de Jesus, visto que os combates obrigaram a igreja a permanecer fechada.

 

A celebração reuniu fieis no templo que tem parte do teto destruído, assim como seus bancos de madeira (amontoados no fundo da igreja). A solução encontrada para acolher os fieis foi providenciar cadeiras de plástico.  A cerimônia teve cantos em árabe, francês e inglês.

 

Alguns muçulmanos também participaram da Missa de Natal na histórica igreja construída em 1873, localizada no Bairro de Yadaydeh, no Centro Histórico de Aleppo, palco de ferozes combates entre forças governamentais e rebeldes.

 

Na última quinta-feira o Exército sírio havia declarado Aleppo “cidade livre de terroristas”, depois da saída do último comboio que retirou civis e rebeldes da cidade, uma das mais castigadas pelo conflito que já dura cinco anos.

 

O Papa Francisco iniciou sua mensagem de Natal “à cidade e ao mundo” no domingo 25, pedindo “paz aos homens e mulheres na martirizada Síria, onde já demasiado sangue foi versado. Sobretudo na cidade de Aleppo, cenário nas últimas semanas de uma das batalhas mais atrozes, é tão urgente assegurar assistência e conforto à população civil exausta, respeitando o direito humanitário. É tempo - frisou o Pontífice -  que as armas se calem definitivamente e que a comunidade internacional se empenhe ativamente para se alcançar uma solução negociada e restabelecer a convivência civil no país”.

 

Please reload

DESTAQUE

21 sugestões para viver melhor esta Sexta-Feira Santa

18 Apr 2019

1/10
Please reload

April 18, 2019

April 18, 2019

Please reload