• Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Franciscanos em SP celebram Natal com moradores de rua

27.12.2016

 

Como Francisco, os frades de São Paulo acolhem os mais pobres - RV

 

São Paulo – No centro da cidade de São Paulo há cerca de 8 mil moradores de rua. Todos os dias, uma parte destes, de 300 a 400 pessoas, é alimentada pelos frades do Convento São Francisco. Ajudados por voluntários e com o sustento econômico de doadores, os 16 frades preparam e servem almoço e lanche no Salão São Francisco. A RV conversou com o Custódio do Convento, Frei Mario Tagliari.

 

Confraternização com emoção

 

“No dia de ontem (25/12), tivemos um momento especial com eles. Na hora do almoço, solicitei uma voluntária para entrar com o Menino Jesus e assim, por uma bonita coincidência, a voluntária, moradora de rua, se chamava Maria. Foi muito emocionante. Cantamos todos juntos ‘Noite Feliz’. Todos ficaram de pé e cantaram. Rezamos o Pai-Nosso de mãos dadas, desejando um Feliz natal uns aos outros”.

 

“Em São Paulo e suas cidades-satélites, chega a 20 mil o número de moradores de rua. Uma das razões é a crise. Há muita gente desempregada. Percebo que entre eles, há muitos com boa formação; leem livros, até muitas vezes de filosofia, e outros temas. Percebemos que são pessoas qualificadas para o trabalho e que estão sem emprego. Vivem uma realidade muito sofrida”. 

 

Como obter os recursos econômicos?

 

“Temos uma tradição de doações, que as pessoas fazem para o Pão dos Pobres de Santo Antônio. No Convento dos franciscanos, há a tradição, todas as terças-feiras, de distribuir o pãozinho de Santo Antônio. Então, com isso, fazemos motivação para as pessoas. Também, junto com a padaria que funciona aqui no Convento, temos muitos voluntários que nos ajudam na confecção do pão. Também fazemos pães para vender, na porta do Convento, e as pessoas sabem que comprando este pão estão ajudando a dar pão aos pobres. Ainda há um convênio com o governo municipal aqui da Prefeitura de São Paulo, uma subvenção para isso. Basicamente, vivemos de doações. Sempre temos também voluntários que vêm servir na hora do almoço”.

 

Dom Cláudio e o panetone de 4kg

 

“Ontem (25/12) tivemos o nosso querido confrade franciscano, Dom Cláudio Hummes, o verdadeiro profeta, pastor, amigo dos pobres entre os mais pobres. Então ele trouxe um grande panetone de 4 kg, que foi partido em pedacinhos menores e no lanche da tarde, tivemos o ‘panetone do Dom Cláudio. Ele vem sempre conosco aqui. Ele tem um trabalho belíssimo na Amazônia inteira, junto aos povos ribeirinhos. Realmente, ele é um grande amigo nosso e também nos ajuda”. 

 

Please reload

DESTAQUE

21 sugestões para viver melhor esta Sexta-Feira Santa

18 Apr 2019

1/10
Please reload

April 18, 2019

April 18, 2019

Please reload