• Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Opus Dei, "alegres com esperança": vídeo de Dom Ocáriz


Dom Fernando Ocáriz, eleito em 21 de janeiro como novo Prelado Opus Dei


Cidade do Vaticano – O novo bispo responsável mundial do Opus Dei afirma que os jovens, a família, a luta contra a pobreza e os doentes são os desafios da Prelazia, ou seja, “os mesmos que os cristãos de hoje encontram”.


Cristãos como o Espírito Santo: um vento impetuoso

Em vídeo, Dom Fernando Ocáriz, que se sente sereno e tranquilo com a nomeação, lembrou a missa do Espírito Santo celebrada antes da eleição e evocou as palavras de Santo Escrivá de Balaguer: assim como em Pentecostes, “nós cristãos, devemos ser um ‘vento impetuoso’, positivos e transmissores do Evangelho”.


O congresso eletivo do Opus Dei começou segunda-feira (21/01) e no mesmo dia, Dom Fernando Ocáriz foi nomeado e apresentado ao Papa Francisco, que “assinou a nomeação imediatamente”.


Com parecer favorável dos membros do congresso, o bispo Prelado nomeou como Vigário-geral da Obra Dom Mariano Fazio. O novo Vigário, argentino, será o seu principal colaborador no governo ordinário e central da Prelazia.


Quem é o novo Prelado

Fernando Ocáriz nasceu em Paris em 27 de outubro de 1944, filho de uma família espanhola exilada na França pela Guerra Civil (1936-1939) e é o mais novo de oito irmãos. Conforme anunciado no site da Obra, a entrada solene de Dom Fernando Ocáriz na igreja de Santa Maria da Paz, em Roma, sede da Prelazia, será sexta-feira (27/01).


No mundo, mais de 92 mil e 600 pessoas pertencem ao Opus Dei: 2083 são sacerdotes, e aproximadamente 57% são mulheres.


O Opus Dei é uma uma Prelazia pessoal da Igreja Católica com o dever de contribuir na missão evangelizadora, especialmente difundindo uma profunda consciência do chamado universal à santidade e do valor santificante do trabalho comum. A Obra foi fundada por São Josemaría Escrivá em 2 de outubro de 1928. Sua proposta formativa, teológica, espiritual e apostólica passa por retiros, aulas de formação, círculos sobre temas de vida cristã e acompanhamento espiritual pessoal.

#PapaFrancisco #OpusDei

DESTAQUE