• Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Presbíteros da América Latina e Caribe participam de encontro formativo em Roma

01.02.2017

 

A proposta é motivar a formação permanente dos presbíteros da América Latina e Caribe

 

Começou no dia 30, em Roma, o Curso para Responsáveis pela Formação Permanente do Clero da América Latina. Cerca de 50 presbíteros de todos os países da América Latina e Caribe participam da iniciativa. Do Brasil, participam o assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Deusmar Jesus da Silva e os membros da Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP): padre José Adelson da Silva Rodrigues, padre Helcimar Sardinha, padre Iuri Ribeiro e padre Cleocir Bonetti.

 

Até o dia 24 de fevereiro, os presbíteros pensarão programas e iniciativas que contribuam para a formação permanente do clero nos vários países da América Latina. De acordo com o padre Deusmar Jesus da Silva, a expectativa é a de que o curso “ofereça pistas para motivar a formação permanente dos presbíteros, a curto, médio e longo prazo”.

 

A abertura oficial do curso contou com as presenças do Prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Beniamino Stella e do Secretário da Congregação para o Clero, dom Jorge Carlos Patrón Wong. Na ocasião, dom Patrón deu as boas-vindas a todos os participantes, e após apresentação de cada um, passou a palavra para o primeiro assessor do curso, padre Juan Manuel Beltrán Urrea, que, durante toda a manhã do primeiro dia, desenvolveu o tema “Conceito de Formação Permanente”. 

 

Já no período da tarde, o cardeal Beniamino Stella falou sobre o trabalho da Congregação para o Clero, de sua preocupação com a formação permanente dos presbíteros e da importância da comunhão de todos os presbíteros com o papa Francisco. Em seguida, padre Emílio Lavaniegos desenvolveu o tema “Princípios e metodologia para programar a Formação Permanente do Clero na Igreja Particular”. O primeiro dia do encontro foi encerrado com uma celebração eucarística. 

Please reload

DESTAQUE

21 sugestões para viver melhor esta Sexta-Feira Santa

18 Apr 2019

1/10
Please reload

April 18, 2019

April 18, 2019

Please reload