top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Morre o arcebispo emérito de Goiânia (GO)


Dom Antonio Ribeiro de Oliveira ia completar 91 anos no próximo mês de junho


Faleceu na tarde desta terça-feira, 28 de fevereiro, o arcebispo emérito de Goiânia (GO), dom Antonio Ribeiro de Oliveira. Segundo informações da imprensa local, dom Antônio faleceu enquanto estava na casa de parentes, no Setor Goiânia 2, na capital de Goiás. O Corpo de Bombeiros foi chamado para o local, mas o arcebispo não resistiu. Ainda não há informações sobre as causas da morte.


Os funerais: As celebrações serão realizadas, de hora em hora, nesta Quarta-feira de Cinzas, por ocasião do início da Quaresma. Dom Washington Cruz, arcebispo de Goiânia, preside missa às 19h desta quarta-feira, por ocasião do lançamento da Campanha da Fraternidade. A missa de corpo presente, às 9h de quinta-feira, também será presidida pelo arcebispo. Logo após haverá uma procissão e os restos mortais serão sepultados aos pés de Nossa Senhora Auxiliadora, na cripta da Catedral.


Dom Antônio, nos anos de 1970, foi membro da Comissão representativa da CNBB; membro Comissão Episcopal para Traduções de Textos Litúrgicos; membro do Conselho Fiscal da CNBB por dois mandatos; presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB, de 1987 a 1991, na época composta pelos Estados de Goiás e Tocantins e pelo Distrito Federal



Histórico, por ordem cronológica

1926 – Nasce, aos 10 de junho, na cidade de Orizona, antiga Campo Formoso, no Estado de Goiás, filho de José Ribeiro de Oliveira e de Dona Luiza Marcelina de Castro

1936 – Ingressa no Seminário Preparatório “ Jesus Adolescente”, em Silvânia, antiga Bonfim

1938 – Matricula-se no Seminário Menor de Mariana - MG

1940 – Tranfere-se para o Seminário Santa Cruz, em Silvânia – GO

1943 – Inicia o curso de Filosofia, no Seminário Central do Ipiranga, em São Paulo – SP

1945 – Começa o curso de Teologia, no Seminário Maior São José, da Arquidiocese de Mariana,

1949 – Ordena-se padre a 2 de abril em Mariana – MG

1950 – Reitor do Seminário Menor de Santa Cruz, Silvânia

1955 – Pároco da sua cidade natal, Orizona

1957 – Pároco da Catedral Metropolitana de Goiânia

1958 – Vigário Geral da Arquidiocese de Goiânia

1961 – Eleito Bispo Auxiliar de Goiânia no dia 25 de agosto. Recebe a Sagração Episcopal na Catedral de Goiânia, no dia 29 de outubro

1965 – Presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado de Goiás

1966 – Administrador Diocesano da Diocese de Goiás

1972 – Administrador Diocesano da Diocese de Itumbiara

1975 - Transferido para Diocese de Ipameri, como seu 2º bispo diocesano

1985 – Promovido a Arcebispo de Goiânia, no dia 30 de outubro

1986 – Toma posse na Arquidiocese de Goiânia

1999 – Celebra seu 50º aniversário de Ordenação Sacerdotal

2002 – No dia 8 de maio de 2002 renuncia e se torna Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Goiânia

Nota de pesar da CNBB pelo falecimento de dom Antonio Ribeiro de Oliveira

Dom Leonardo Steiner: "além do extenso projeto pastoral de grande alcance social, dom Antônio deve ser reconhecido por ter sido um exemplo de humanidade"

Em nome da presidência da CNBB, dom Leonardo Steiner enviou mensagem de pesar a dom Washington Cruz, arcebispo metropolitano de Goiânia (GO), pelo falecimento do arcebispo emérito, dom Antônio Ribeiro de Oliveira.

Na mensagem, dom Leonardo lembrou o lema episcopal de dom Antônio, "Para que todos sejam um" e considerou que esse versículo do Evangelho de São João (17,21) "além de sugerir a síntese de tudo o que ele quis para sua vida e missão, pode ser considerado também o seu legado".


Leia a Nota:


Nota de condolências da CNBB pelo falecimento de dom Antônio Ribeiro de Oliveira




Brasília 28 de fevereiro de 2017


Prezado Irmão, dom Washington Cruz.


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), manifesta seu pesar pelo falecimento de dom Antônio Ribeiro de Oliveira, arcebispo emérito de Goiânia, ocorrido na tarde desta terça-feira, 28 de fevereiro.


Dom Antônio percorreu um longo itinerário de vida e de serviço à Igreja: ordenado padre com 23 anos, foi nomeado bispo com apenas 35 anos de idade. Ele teve a graça de participar da quarta sessão do Concílio Ecumênico Vaticano II. E, neste momento da sua partida, conforme testemunhos das duas Igrejas Particulares nas quais ele serviu em seu ministério episcopal (Diocese de Ipameri e arquidiocese de Goiânia, em Goiás), ouve-se que além de um extenso projeto pastoral de grande alcance social, dom Antônio deve ser reconhecido por ter sido um exemplo de humanidade, simplicidade e acolhimento.


O lema episcopal de Dom Antônio, retirado do evangelho de São João (17,21), além de sugerir a síntese de tudo o que ele quis para sua vida e missão, pode ser considerado também o seu legado: “Para que todos sejam um”. Nós acolhemos essa mensagem do Evangelho e de sua vida recordando a referência a Dom Antônio deixada por São João Paulo II por ocasião de uma celebração da Palavra realizada em Goiânia em 15 de outubro de 1991: “Quero agradecer o acolhimento do Arcebispo de Goiânia, Dom Antônio Ribeiro de Oliveira e de todos os bispos deste Estado. Que a Virgem Maria, a quem os goianos gostam de venerar como Nossa Senhora da Abadia, volte seu olhar para este povo querido, para seus pastores, para seus lares e seus trabalhos, dando a cada um sentir sempre os efeitos de sua proteção materna”.


Também nós, hoje, pedimos que Nossa Senhora conforte o senhor, os familiares de dom Antônio e todas as comunidades da Arquidiocese de Goiânia.


Em Cristo,



Dom Leonardo Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília (DF)

Secretário-Geral da CNBB


DESTAQUE
bottom of page