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Homilias de Dom Fernando Antônio Figueiredo

07.03.2017

Lc 11,29-32 - O sinal de Jonas

        

 

Atenta, a multidão ouvia Jesus falar que o amor a Deus e aos homens era mais importante do que as múltiplas tradições e prescrições, estabelecidas pelos fariseus e escribas. Sua incondicional obediência à vontade do Pai mostra que a atitude geral de sua vida é servir por amor e que o seu mandamento de amar o próximo exige mais do que a Lei, pois a noção de “próximo” abrange também o inimigo. Se os fariseus tinham em vista a santidade e a pureza de Israel, contra o perigo de assimilação ao mundo pagão, suas acusações a Jesus refletem uma ponta de inveja, já que eles, até então, eram tidos como único padrão e critério da verdade e da ortodoxia. Propriamente, não há hostilidade entre eles e Jesus, o que existe é o desejo de colocar à prova a pretensão de Jesus ou a validade dessa pretensão, pedindo-lhe um sinal do alto. Mesmo o fato de alertar os discípulos contra o fermento dos fariseus, parece simplesmente indicar uma maneira típica de salientar que o único pão, necessário para alimentar a vida espiritual, é Ele mesmo, o próprio Jesus.

 

Após o diálogo com os fariseus, para ilustrar suas palavras, Jesus remete as pessoas, que permaneceram ao seu lado, ao profeta Jonas, figura de sua morte e ressurreição, e aos habitantes de Nínive, que simbolizavam, em seu processo de penitência e conversão, o povo libertado por Deus. Fitando os ouvintes, sem titubear, Ele os compara a uma geração adúltera e perversa, levando-os a contestar e a resmungar entre si: “Não é possível. Essas palavras não podem ser aceitas em silêncio”. Jesus, porém, imperturbável, continua a anunciar a vitória da graça divina, presente em sua Palavra, “que, no dizer de Orígenes, não eram dons corruptíveis como o ouro ou os aromas, mas sim o perfume espiritual da fé, o suor da virtude e o sangue do martírio”.  

 

A casuística judaica e algumas interpretações da Lei tornavam-se, por vezes, um peso insuportável, pois deturpavam o verdadeiro sentido da Lei: ser sinal, não de condenação, mas da misericórdia de Deus para com o seu povo. No entanto, as orientações de Jesus, no sentido estrito da palavra, não constituíam normas jurídicas; eram princípios fundamentais, que visavam nortear o agir dos discípulos, ao longo de sua missão evangelizadora. Alguns dos ouvintes, que não reconheciam sua autoridade, rejeitavam seus ensinamentos e afastavam-se com ares ameaçadores. Por outro lado, os que acolhiam as suas palavras, guiados pela liberdade da fé, que descerra a cegueira interior do coração, estreitavam-se ao seu redor e reconheciam o poder irresistível de sua mensagem: fonte de salvação e de misericórdia para Israel e para todos os demais povos, que, convertidos, seriam perdoados e reconciliados com Deus, assim como os habitantes de Nínive. 

 

 

Dom Fernando Antônio Figueiredo, ofm

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