• Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Por que a comemoração da Solenidade de São José foi transferida para 20 de março?



São José / Foto: Flickr Alberto Alvarez-Perea (CC-BY-NC 2.0)


Normalmente, a solenidade de São José é celebrada no dia 19 de março, entretanto, como neste ano coincidiu com o terceiro domingo da Quaresma, ontem, sua celebração foi transferida para hoje, 20 de março.


“Ponham-se em maior realce, tanto na Liturgia como na catequese litúrgica, os dois aspectos característicos do tempo quaresmal, que pretende, sobretudo através da recordação ou preparação do Batismo e pela Penitência, preparar os fiéis, que devem ouvir com mais frequência a Palavra de Deus e dar-se à oração com mais insistência, para a celebração do mistério pascal”, explica a constituição Sacrosanctum Concilium sobre a sagrada liturgia.


Além disso, indica que “para que as festas dos Santos não prevaleçam sobre as festas que recordam os mistérios da salvação, muitas delas ficarão a ser celebradas só por uma igreja particular ou nação ou família religiosa, estendendo-se apenas a toda a Igreja as que festejam Santos de inegável importância universal”.


Nesse sentido, durante o período da Quaresma são comemoradas no máximo quatro festividades: São Cirilo e São Metódio (14 de fevereiro), a Cátedra de São Pedro (22 de fevereiro), a festa de São José (19 de março) e a Anunciação do Senhor (25 de março).


Caso se celebre a memória dos santos durante o tempo litúrgico da Quaresma, deve ser com ornamentos roxos e conforme as normas litúrgicas.

#Liturgia #FestadeSãoJosé #Santos

DESTAQUE