top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Fátima: o primeiro dia, da primeira vez do Papa no país


Papa deixou o aeroporto de Fiumicino às 14h12 locais de sexta-feira, 12/05 - AFP


Fátima – Fátima está pronta para receber o Sucessor de Pedro, Papa Francisco. Nesta tarde o Santo Padre pisa em solo português dando início à sua peregrinação apostólica que o traz ao Santuário mariano de Fátima, única etapa de sua peregrinação. O Papa vem para a celebração do primeiro Centenário das Aparições de Fátima.


O avião papa está previsto aterrizar às 16h20 hora local na base aérea de Monte Real. Ainda em Monte Real teremos a cerimônia de boas-vindas e um encontro privado com o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.


Francisco fará ainda uma visita à Capela do Ar, ainda dentro da base aérea onde rezaram Paulo VI em 1967 e João Paulo II em 1991. Da Base aérea Francisco irá se deslocar de helicóptero até o Estádio de Fátima, um voo de cerca 20 minutos. Do Estádio até o Santuário o Papa vai de papamóvel, fazendo um percurso semelhante ao efetuado pelo Papa Bento XVI. Esperam-se milhares de pessoas pelas ruas para saudar Francisco.


O primeiro momento da agendo do Papa no Santuário será a visita à Capelinha, onde Nossa Senhora 100 anos atrás apareceu a Lúcia, Francisco e Jacinta, os futuros dois santos mais jovens da Igreja e cuja cerimônia de canonização será precisamente na Cova da Iria, neste sábado de manhã.


Ainda na noite de hoje Francisco, peregrino da esperança e da paz, presidirá à bênção das velas e à meditação do Terço na Capelinha com início às 21h30, hora local. O Papa também dirigirá uma saudação aos peregrinos.


Amanhã o grande dia com o ápice da peregrinação. A Santa Missa com a canonização de Francisco e Jacinta.


São mais de 6 mil os agentes de polícia que estarão cuidando da segurança do Papa Francisco e dos mais de 600 mil peregrinos, (alguns falam de um milhão) esperados nestes dois dias em Fátima.

A chegada do Papa a Portugal é acompanhada de chuva em todo o país. Há previsão de melhoria gradual das condições meteorológicas até o final do dia.


Amanhã de manhã, dia da canonização dos pastorzinhos são esperadas chuvas ligeiras.

Todavia, entre os milhares de peregrinos provenientes de mais de 30 países do mundo, estão os “irmãos na fé” da Associação Ecumênica Amigos de Fátima.


O Bispo de Leiria-Fátima, Dom Antônio Marto, e o Reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas, deram as boas-vindas aos membros da Associação, uma organização da Igreja Anglicana inglesa que anualmente peregrina a Fátima nos dias 12 e 13 de maio.


A delegação anglicana ofereceu uma imagem de Nossa Senhora de Walsingham, localidade da zona de Norfolk, Inglaterra, um dos mais importantes santuários marianos do país. Foram ainda oferecidas três pinturas com perspectivas diferentes da Cruz Alta.


De Fátima, para a Rádio Vaticano, Silvonei José.

DESTAQUE
bottom of page