• Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Ações da Pascom celebram o 51º Dia Mundial das Comunicações pelo Brasil




A Pastoral da Comunicação (Pascom), às vésperas do 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS), a ser celebrado no próximo domingo (28), vem realizando e realizará uma série de eventos paroquiais, diocesanos e regionais por todo o país. Motivados pela carta do Papa Franscisco, cujo mote é “Comunicar a Esperança e confiança em nosso tempo”, encontros de formação buscam qualificar a ação dos comunicadores e produtores de comunicação na Igreja do Brasil.


Dom Darci José Nicioli, arcebispo de Diamantina e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, divulgou carta de incentivo às comunidades na semana que antecede o 51º Dia Mundial das Comunicações. Em sua mensagem, dom Darci nos alerta que “o painel diário montado pela Grande Mídia, agora ampliado pelas Redes Sociais, nos leva a crer, facilmente, que no mundo só existem canalhas, ladrões, pilantras e hipócritas. A realidade não é esta. Nós, comunicadores, precisamos prestar mais atenção nas pessoas de bem ainda que não tenhamos delas declarações bombásticas e nem gestos de celebridades”.


O religioso afirma que só conseguiremos comunicar a esperança se trouxermos uma expressão clara das razões mais profundas dessa mesma esperança. “Nos cabe a tarefa, como comunicadores, de nos empenhar sempre, no estudo da Sagrada Escritura, do Magistério da Igreja e das belas expressões dos valores humanos presentes na literatura laica”, disse. Acompanhe, abaixo, notícias sobre algumas atividades da Pascom pelo Brasil.


II Encontro Regional de Comunicação – Porto Alegre (RS) “Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo” foi o tema do II Encontro Regional de Comunicação realizado no último sábado, dia 20 de maio, em Porto Alegre (RS), reunindo aproximadamente 50 pessoas de várias dioceses e instituições católicas do Rio Grande do Sul, na sede da Livraria Paulinas. Inspirados na reflexão do Papa Francisco sobre o 51º Dia Mundial das Comunicações, os participantes refletiram sobre a passagem “não tenhas medo, que Eu estou contigo” (Is 43, 5). O tema principal do encontro foi conduzido pelas irmãs paulinas Joana Puntel e Rosa Ramalho, que demonstraram o quanto a relação entre Igreja e comunicação é progressiva, destacando o marco do Concílio Vaticano II nesta dinâmica.


Encontro Regional da Pascom – Nordeste 3

A Pastoral da Comunicação do Regional Nordeste 3 da CNBB se reuniu entre os dias 19 e 21 de maio, em Salvador (BA) no 5º Encontro Regional com os coordenadores das Dioceses da Bahia e Sergipe. O Encontro foi assessorado pela coordenadora da Pastoral da Comunicação da arquidiocese de Natal (RN), Cacilda Medeiros, que tratou das formas possíveis de articular a Pascom nas paróquias, dioceses e também no regional. Segundo Cacilda, “a Pascom tem ações específicas ligadas a outras pastorais. Estamos a serviço dos outros, evangelizando e construindo comunhão”. A formação aconteceu no Instituto Frei Ludovico. Participaram 18 membros novos e antigos da Pascom de 12 Dioceses do nosso Regional. Entre eles, 4 sacerdotes que assessoram ou coordenam a comunicação em Igrejas Particulares.


Encontro de Agentes da Pascom – Fortaleza (CE) Na Arquidiocese de Fortaleza o DMCS será celebrado em dois momentos: a) No próximo dia 27 de maio, sábado, de 8h às 12h no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja encontro com os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) das Regiões Episcopais, Paroquiais, pastorais, movimentos, organismos, equipe da missa da TVC ( comentaristas, corais, leitores e técnicos ), as Livrarias e Rádios Católicas e profissionais da comunicação. Na pauta está um momento de Espiritualidade Mariana, a abordagem da mensagem do Papa Francisco para o DMCS, apresentação atual do perfil da Arquidiocese de Fortaleza e confraternização; b) No dia 28 de maio, domingo, às 8 horas, a Celebração do DMCS na Missa da TV Ceará, Canal 5.


Encontro com os comunicadores – Diamantina (MG) A Arquidiocese de Diamantina, Minas Gerais, realiza encontro com os comunicadores para celebrar o Dia Mundial das Comunicações Sociais. O evento acontece nos dias 27 e 28 de maio, no Centro de Pastoral Arquidiocesano. Durante o encontro, os participantes irão refletir sobre a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil e também momento de partilha sobre as experiências de comunicação existentes nas dioceses. No domingo, solenidade da Ascensão do Senhor, os comunicadores participam da celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Darci José Nicioli, na Catedral Santo Antônio.O encontro será assessorado por Ricardo Alvarenga e Marcus Tullius e faz parte do projeto desenvolvido pela Comissão de Comunicação da CNBB.


Encontro da Pascom – Tomazina (PR) A Paróquia Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Santo Inocêncio, na cidade de Tomazina (PR) foi o local escolhido para sediar o Encontro da Pascom da diocese de Jacarezinho (PR), no próximo fim de semana. De acordo com o padre Marcelo Gonçalves Mendes, vigário paroquial em Tomazina e assessor diocesano da Pascom, será um encontro de formação que abordará os diversos temas relacionados à Pastoral da Comunicação. “Sites, programas de rádio, fotos, fanpage no Facebook, são alguns desses temas. Participará deste encontro o coordenador da Pascom no Regional Sul 2, jornalista Jorge Teles.


17ª Semana Diocesana da Comunicação – Santarém (PA)

A Pastoral da Comunicação da Diocese de Santarém promove a 17ª Semana Diocesana da Comunicação desde o último dia 20. A atividade segue até domingo, dia 28, com o tema “Comunicação e desafios da evangelização no mundo urbano” e lema “Um rio de felicidade”. Fazendo parte da programação, nesta sexta-feira(26) serão inauguradas as novas instalações do Sistema Diocesano de Comunicação (onde funcionava a gráfica Tiagão). A programação inicia a partir das 17h e terá shows e apresentações culturais; Santa Missa; cerimônia inaugural das Novas Instalações do SDC e o lançamento da nova programação da TV Encontro – Canal 26.No sábado, dia 27, tem o Puxirum da comunicação com oficinas de produção de textos, rádio, tv, internet, diagramação e mídias sociais. O Puxirum vai ocorrer de 8h ao meio-dia nas dependências do Sistema Diocesano de Comunicação. As inscrições devem ser feitas na recepção da Rádio Rural de Santarém e com os agentes da Pascom.

#Pascom #DiaMundialdasComunicaçõesSociais #CNBB

DESTAQUE