• Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Homilia: Transfiguração do Senhor

05.08.2017

 

 Foto: Comunidade Shalom

 

 

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

 

 

Irmãos e irmãs, estes últimos Domingos passamos ouvindo as Parábolas do Reino. Por ser uma realidade misteriosa, assim o Senhor procurava explicar aquilo que linguagem humana, nem nenhuma realidade neste mundo pode encerrar, apenas dar uma pálida idéia. Outra característica das intenções do Senhor, é a de despertar não nossa vã curiosidade sobre as realidades que não podemos compreender com nossa limitada razão, mas sim acender em nós aquele desejo que é próprio dos amantes: a ânsia de possuir e gozar da presença de quem se ama. Mas atenção!, ao mesmo tempo que o Reino é uma conquista, isto é, somos chamados a nos empenhar para alcançá-lo, tal empenho não será fruto dos nossos esforços meramente, mas tal, será uma recepção do Reino como um dom, pois sendo o Reino de Deus, é Ele quem no-lo dá, não nós que o construímos neste mundo com nossas humanas forças, sem Ele ou contra Ele. Se algo fazemos, o fazemos movidos pela imerecida graça. Não nos esqueçamos que é Reino DE Deus!, não nosso. Nosso só o é como dom recebido!

 

Pois bem, diante dos esforços que o Senhor nos pede para alcançar tal recepção – o Senhor sabe que somos fracos e medrosos diante de desafios que parecem nos ultrapassar – Ele vem em nosso socorro preventivamente.

 

É o que hoje celebramos: a Festa da Transfiguração. Lá no monte santo, recorda São Pedro, o Senhor, juntamente com João e Tiago, se mostra em todo o seu esplendor e divindade. Ao seu lado Moisés e Elias, simbolizando toda a Lei e os Profetas. A razão disto é que o que ambos anunciaram de diversos modos, no Senhor se encontra realizado e que será manifestado pela sua Ressurreição gloriosa.

 

Entretanto, as coisas não são sem empenho nosso para desta realidade participar. Notem que Pedro queria lá ficar na contemplação, entretanto, o próprio Deus e Pai se faz ouvir através da nuvem que os envolvia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!”. E aqui, cumpre-nos indagar: sobre o que falavam os três? Que assunto importante tratavam e que mereceu do Pai, tal alerta? A resposta, nós a encontramos no Evangelho segundo Marcos 9. Falavam da Paixão e Morte como meio necessário, segundo as Escrituras, para a plena realização dos planos de Deus e da possibilidade de participarmos da realidade que o Senhor lhes mostrava na transfiguração.

São Pedro, na sua carta que ouvimos na II leitura, depois compreendeu isto e hoje nos anima diante das dificuldades pelas quais passamos no tempo presente. Dificuldades que parecem envolver o mundo em trevas: “E assim se nos tornou ainda mais firme a palavra da profecia, que fazeis bem em ter diante dos olhos, como lâmpada que brilha em lugar escuro, até clarear o dia
e levantar-se a estrela da manhã em vossos corações”.

 

E como profecia, temos hoje o Livro de Daniel que fala do Filho do Homem em grande poder, honra e glória e do juízo que proferirá quando o Livro for aberto, ou seja, quando tudo estiver sob a luz de Deus, da qual ninguém escapa nem escapará.

 

Esta deve ser a lâmpada a brilhar nas trevas deste mundo: a luz da Fé que nos garante a vitória de Deus sobre as potências contrárias à Santa Vontade de Deus... E ela, nos diz São Pedro, devemos tê-la bem acesa em nosso coração!

 

Que a Virgem Santa de Fátima interceda por nós e nos ajude a viver certos da vitória que nos tem reservado Deus e, de nossa parte, procuremos seguir-lhe as orientações que nos dá: obedecermos e fazermos tudo o que nos diz Jesus, que não é outra coisa que hoje nos diz o Pai...

 

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

 

 

 

Autor: Prof. Pe. Mestre Samuel Pereira Viana Nascido em Duque de Caxias (RJ) e Ordenado Presbítero na Diocese de Santo Amaro. Mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.Pároco: Paróquia São José (2008- atualmente)

Please reload

DESTAQUE

21 sugestões para viver melhor esta Sexta-Feira Santa

18 Apr 2019

1/10
Please reload

April 18, 2019

April 18, 2019

Please reload