• Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Papa Francisco: É tarefa do Sucessor de Pedro assegurar bons bispos para a Igreja

11.10.2017

 

 

Papa Francisco com os Patriarcas e Arcebispos. Foto: L'Osservatore Romano

 

Vaticano - Ao receber na segunda-feira, 9 de outubro, os Patriarcas e Arcebispos Maiores que participam da Assembleia Plenária da Congregação para as Igrejas Orientais, o Papa Francisco afirmou que uma das tarefas do Sucessor de Pedro é “garantir bons bispos” para o mundo.

 

“Entre as tarefas do Sucessor de Pedro, assim como aconteceu na eleição do apóstolo Matias, está a de garantir bons bispos às Igrejas particulares espalhadas em todo o mundo”.

 

“Para vocês e para os seus Sínodos, peço-lhes que colaborem neste importante serviço a fim de encontrar homens preparados para este ministério”, exortou o Santo Padre.

 

Assim indicou o Pontífice durante a sua saudação aos participantes da assembleia que está sendo realizada do dia 9 a 12 de outubro, por ocasião do centenário da instituição da Congregação para as Igrejas Orientais.

 

“Estou feliz por estar com vocês, Padres e Chefes das Igrejas Católicas Orientais, para compartilhar as alegrias e as dores dos fiéis confiados aos seus cuidados pastorais”, disse Francisco.

 

“O pedido por todas as Igrejas também se manifesta através da comunhão hierárquica com o Bispo de Roma, sucessor de São Pedro”, continuou.

 

“Ser Bispo de Roma é o fundamento do ministério de Pedro, que é um serviço de presidir a caridade e na caridade”.

 

O Pontífice disse que está convencido de que “deve ser promovido e valorizado na Igreja o nexo que une a colegialidade e o primado de Pedro, a fim de exercer uma ‘primazia diaconal’, o Servus Servorum Dei” (Servo dos Servos de Deus).

 

Em seguida, o diálogo continuou de maneira privada. Segundo algumas fontes citadas por ACI Stampa – agência italiana do Grupo ACI – o Papa falou das igrejas orientais como “igrejas mártires” e pediu-lhes que continuassem realizando o seu serviço.

 

O Santo Padre também teria recebido um convite para visitar a Ucrânia.

Please reload

DESTAQUE

21 sugestões para viver melhor esta Sexta-Feira Santa

18 Apr 2019

1/10
Please reload

April 18, 2019

April 18, 2019

Please reload