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Saiba o que irá mudar na mídia vaticana


Reforma busca adaptação aos novos tempos - RV


O sistema da mídia vaticana adota um novo modelo produtivo, baseado na integração e gestão unitária, em plena sintonia com a reforma desejada pelo Papa Francisco.


O anúncio é da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, um dia após ter ilustrado o projeto aos Cardeais do C9, na sua XXII reunião, concluída esta quarta-feira.


Em nome de um maior “jogo de equipe” para responder às exigências da missão da Igreja diante dos desafios do ambiente digital contemporâneo, a mudança conflui em uma reorganização do trabalho, também graças a um vasto programa de formação implementado pelo Dicastério no decorrer deste ano.


Uma solução para valorizar o profissionalismo interno, que encontra inspiração nas palavras do Papa Francisco pronunciadas no discurso da primeira plenária da Secretaria para a Comunicação.


“Reforma – disse na ocasião – não é passar um pouco de tinta nas coisas: reforma é dar outra forma às coisas, organizá-las de outra forma”.


O Centro Editorial Multimédia:

O fulcro do sistema, fruto de um processo de consolidação no plano econômico e técnico, é presentado por um Centro Editorial Multimédia: uma estrutura unificada para a produção cotidiana de qualquer tipo de conteúdo (áudio, textos, vídeo, gráfica) em modalidades multilínguística e multicanal, que age somente sob a guia da Direção Editorial, e em coordenação com outros grupos de apoio.


Em seu interior, confluirão progressivamente cerca de 350 unidades entre redatores e técnicos provenientes de todas as 40 redações linguísticas e das 9 instituições que compõem a Secretaria para a Comunicação.


A partir de 10 de janeiro o percurso será completado com a inclusão do L’Osservatore Romano, do Serviço Fotográfico e da Tipografia Vaticana.


Parte-se de um grupo de 70 pessoas divididas em 6 seções linguísticas: italiano, português, espanhol, alemão, francês e inglês e em quatro áreas temáticas: Papa, Vaticano, Igreja, Mundo.


A difusão dos conteúdos acontece segundo uma abordagem complementar às mídias, definido em seu complexo junto ao “Accenture Interactive”, como “global experience agency”, que apoiou a Secretaria para a Comunicação na definição e na realização do novo ecossistema unificado.


Tal abordagem, típica de toda empresa moderna de comunicação, prevê o emprego de cada plataforma tecnológica à disposição.


Novo site e marca unificada

Entre estas, figura o novo site que estará online a partir dos próximos dias no link www.vaticannews.va, na sua versão beta, em substituição aos sites de caráter informativo utilizados precedentemente.


Vatican News torna-se também o novo logotipo que representa grande parte do sistema comunicativo, na intenção de simplificar a imagem e de superar a pulverização das marcas do passado.


Em particular, sempre a partir dos próximos dias, a marca identificará também as redes sociais: Twitter, Facebook e Youtube, para cada uma das redações linguísticas e Instagram, com um perfil comum a todas as línguas.


A nova imagem compreende também a marca Vatican Media, que coincide com tudo aquilo que diz respeito à produção multimídia, independentemente do meio de transmissão: dos documentários até as transmissões radiofônicas e televisivas das cerimônias papais.


A Rádio Vaticano Itália completa o quadro, com difusão em nível nacional disponível em DAB+, digital terrestre e FM na área romana que cobre a informação vaticana e comenta a atualidade com os olhos da Igreja.

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