top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Mensagem aos leigos e às leigas




“Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade” “Vocês são o sal da terra… Vocês são a luz do mundo” (Mt 5, 13-14).


Estaremos iniciando na Igreja do Brasil, no domingo 26 de novembro, Solenidade de Cristo Rei, o Ano do Laicato, para comemorar “os 30 anos do Sínodo Ordinário sobre os Leigos (1987) e da Exortação Apostólica Christifideles Laici, de São João Paulo II, sobre a vocação e missão dos leigos na Igreja e no mundo” (Documentos da CNBB 105, nº 275i).


Nosso Regional Norte 1 da CNBB em sua 44ª Assembleia Anual, em setembro de 2016, estudou o Documento 105 e tomou algumas decisões para implementar o conhecimento e a aplicação prática deste documento, que foram publicadas e distribuídas em um folder. Em sua conclusão afirma: “queremos oferecer como resultado da nossa 44ª Assembleia, este instrumento orientador para a caminhada de nosso Regional, no que diz respeito aos cristãos leigos e leigas”. Este folder foi distribuído para a Arquidiocese, Dioceses e Prelazias de nosso Regional. Quem não recebeu ou quem desejar mais, faça contato com o Diácono Francisco Andrade, Secretário Executivo.


Na 45ª Assembleia de nosso Regional, realizada em setembro deste ano, foi-me solicitado pelo Arcebispo e Bispos que assumisse o serviço de Bispo referencial do Conselho Regional dos Leigos e das Leigas. Aceitei com alegria este serviço no espírito de comunhão eclesial, já que desde julho passado estou como bispo da Prelazia de Itacoatiara.


Mas aceitei, também, porque sempre acreditei no valor e na importância da vocação dos Leigos e das Leigas em nossa Igreja. Como Religioso Vocacionista que sou e Padre, por 25 anos, sempre ajudei no acompanhamento e formação dos Leigos e das Leigas das arquidioceses, dioceses, paróquias e comunidades onde morei e trabalhei na Bahia, Rio de Janeiro e Sergipe.


Por isto, aproveitando a abertura do ano Laical na Igreja do Brasil e em nome do Arcebispo e dos Bispos de nosso Regional Norte 1 da CNBB, saúdo com alegria a vocês Leigos e Leigas.


Louvo e bendigo a Deus e em ação de graças a Deus pela vida e vocação de vocês e pelo que são e fazem na Igreja em nosso Regional;


Louvo e bendigo a Deus pelos leigos e leigas que vivem sua vocação no mundo, no meio da sociedade, na família, no trabalho, na política, no movimento popular (em defesa dos direitos sociais, da natureza, da justiça e da paz), primeiro campo de ação dos que são chamados e chamadas a serem leigos e leigas na Igreja, conforme afirma o Documento de Aparecida: “Sua missão própria e específica se realiza no mundo, de tal modo que, com seu testemunho e sua atividade, eles contribuam para a transformação das realidades e para a criação de estruturas justas segundo os critérios do Evangelho” (nº 210), sendo nestes ambientes sal da terra e luz do mundo como pede Jesus (cf. Mt 5, 13-14);


Louvo e bendigo a Deus pelos leigos e leigas que vivem sua vocação e missão no interno da Igreja, nas Comunidades, Pastorais, Grupos e Movimentos, colaborando na organização e vivência da nossa missão evangelizadora, missionária, litúrgica, catequética, solidária e caritativa (cf. DAp nº 211).


Renovo nosso compromisso de apoiar, ajudar, incentivar, dar espaço, valorizar, orientar os leigos e leigas na vivência de sua vocação e missão, de modo especial no que diz respeito à formação bíblica, catequética, litúrgica, moral, espiritual, afetiva, social, já que a formação é uma “mediação imprescindível para a vivência madura da fé” e contribui eficazmente para que “os cristãos leigos e leigas vivam o seguimento de Jesus Cristo e deem uma resposta do que significa ser cristão hoje” (Documentos da CNBB 105, nº 235).


Renovo, também, nosso compromisso com a criação e/ou fortalecimento do Conselho de Leigos em todos os níveis (arquidiocesano, diocesano, prelatício, paroquial), em sintonia com o compromisso assumido pela CNBB (cf. Documentos da CNBB 105, nº 275f).


Encerro rezando: Ó Trindade Santa “nós vos rogamos para que todos contribuam para que os cristãos leigos e leigas compreendam sua vocação e identidade, espiritualidade e missão, e atuem de forma organizada na Igreja e na Sociedade à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres” (trecho da Oração para o Ano do Laicato).


Todos os Santos Leigos e todas as Santas Leigas intercedam pelo êxito deste Ano do Laicato no Brasil, para que produza abundantes frutos para o crescimento do Reino.


Autor: Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira

Bispo da prelazia de Itacoatiara (AM) e referencial para a Comissão do Laicato do Regional Norte 1

DESTAQUE
bottom of page