• Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Papa vê com esperança que as duas Coreias participem juntas de Jogos de Inverno


Papa Francisco. Foto: Daniel Ibáñez / ACI Prensa


VATICANO - Os Jogos Olímpicos de Inverno começarão no dia 9 de fevereiro na cidade de PyeongChang, na Coreia do Sul, e 91 países participarão. Por este motivo, o Papa Francisco enviou uma mensagem ao Comitê Olímpico Internacional , desejando que esta competição seja “uma grande festa da amizade e do esporte”.


Ao final da Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa assinalou que “a tradicional trégua olímpica este ano adquire uma importância especial, pois as delegações das duas Coreias desfilarão juntas sob uma única bandeira e competirão como um único time”.


“Este fato é uma esperança em um mundo em que os conflitos sejam resolvidos pacificamente com o diálogo e no respeito recíproco, como também o esporte ensina a fazer”, disse Francisco.


Dirigiu sua saudação ao Comitê Olímpico Internacional e também aos atletas que participam nos jogos, assim como às autoridades do país e aos cidadãos.


“Acompanho todos com a oração, enquanto renovo a empenho da Santa Sé em apoiar toda iniciativa útil em favor da paz e do encontro entre os povos”.


“Que estas Olimpíadas sejam uma grande festa da amizade e do esporte! Que Deus os abençoe e os proteja!”, expressou.


A estes bons desejos do Papa se une o fato de que, pela primeira vez, graças a um convite do Comitê Olímpico Internacional (COI), uma delegação da Santa Sé estará presente na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, que acontecerão na Coreia do Sul, de 9 a 25 de fevereiro.


Em sua edição de 2 de fevereiro, L’Osservatore Romano, o jornal do Vaticano, assinalou que a delegação será liderada pelo Subsecretário do Pontifício Conselho para a Cultura, Mons. Melchor Sánchez de Toca.


A Santa Sé também participará como “observadora” da sessão olímpica a realizar de 5 a 7 de fevereiro.


L'Osservatore Romano explicou que esta reunião é como uma assembleia geral do COI, na qual se debaterá os grandes temas da agenda esportiva no mundo.

#JogosOlímpicosdeInverno #PapaFrancisco

DESTAQUE