top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Transferência e nomeação de bispo para o Brasil



A Arquidiocese de Mariana (MG) e a diocese paranaense de Paranavaí têm novos bispos.


Novo bispo para o Brasil: o Papa Francisco nomeou Bispo da diocese de Paranavaí (PR) o Pe. Mário Spaki, do clero da diocese de Ponta Grossa (PR), até então Secretário-executivo do Conselho Episcopal Regional Sul 2 da CNBB, com sede em Curitiba.


O Reverendo Mário Spaki nasceu em 14 de dezembro de 1971 em Irati, na diocese de Ponta Grossa. Na cidade paranaense estudou Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1998). Também estudou Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Paraná em Curitiba.


Em 3 de agosto de 2003 foi ordenado sacerdote e incardinado na diocese de Ponta Grossa, na qual foi Vigário Paroquial e Reitor do Seminário de Filosofia São José (2004-2012).


Desde 2013 é Secretário-executivo do Conselho Episcopal Regional Sul 2 da CNBB, com sede em Curitiba.


Arquidiocese de Mariana

Também houve uma transferência no episcopado brasileiro: o Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Mariana (MG), apresentada por Dom Geraldo Lyrio Rocha.


O novo Arcebispo Metropolitano de Mariana é Dom Airton José dos Santos, que será transferido da sede metropolitana de Campinas (SP). Dom Airton José dos Santos nasceu em 25 de junho de 1956 em Bom Repouso (MG). Estudou Filosofia e Teologia em São Paulo e Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Recebeu a ordenação sacerdotal em 1985 e a episcopal em 2002, sendo nomeado Bispo Auxiliar de Santo André (SP).


Em agosto de 2004 foi nomeado Bispo de Mogi das Cruzes e em 15 de fevereiro de 2012 Arcebispo de Campinas.


Atualmente, é Presidente do Conselho Episcopal Regional Sul 1 da CNBB, que compreende as dioceses do Estado de São Paulo.

DESTAQUE
bottom of page