top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Assembleia confirma dom Pedro Stringhini como presidente do regional Sul 1 da CNBB



Os bispos do Estado de São Paulo encerraram, na manhã desta quinta-feira, dia 7, os trabalhos da 81ª Assembleia, que aconteceu no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP). Entre as atividades, os bispos paulistas elegeram dois novos membros da presidência do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O episcopado escolheu o bispo diocesano de Mogi das Cruzes (SP), dom Pedro Luiz Stringhini, como o novo presidente do regional. Dom Edmilson Amador Caetano, bispo diocesano de Guarulhos (SP), foi eleito como o novo vice-presidente. Ambos atuarão junto com o arcebispo de Sorocaba (SP), dom Júlio Endi Akamine, secretário-geral do regional.


Por ocasião da transferência do então presidente, dom Airton José dos Santos, para a arquidiocese de Mariana (MG), a nova equipe conduzirá os trabalhos do Regional Sul 1 até o mês de junho de 2019, quando acontecerá a próxima eleição.


Presidente – Dom Pedro Luiz Stringhini é natural de Laranjal Paulista. Ordenado sacerdote em São Paulo, no dia 9 de agosto de 1980, foi ordenado bispo aos 10 de março de 2001, também em São Paulo, com o lema “Em resposta a tua Palavra” (Lc 5, 5). Após atuar como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e bispo de Franca, desde o dia 24 de novembro de 2012, é bispo diocesano de Mogi das Cruzes.


81ª Assembleia – Com o tema central “Formação dos Presbíteros no Regional Sul 1, com especial atenção à formação permanente”, desde a última terça-feira, dia 5, até a manhã de hoje, o episcopado paulista se reuniu para a realização de sua 81ª Assembleia dos Bispos.


A apresentação do Projeto Missionário Sul 1 – Norte 1, que completou 22 anos de presença na Amazônia, e do Projeto Pemba, que conta com 12 missionários na diocese de Moçambique, reflexões sobre o Ano Nacional do Laicato, bem como a explicação das diversas atividades das comissões episcopais de pastorais, também entraram na agenda da Assembleia.


Comunicação – Durante a Assembleia aconteceu o lançamento da Edição Especial da Revista do Regional com as ações evangelizadoras e os trabalhos das comissões episcopais.


Entrou, no ar também, o novo site com destaque às notícias por categorias, o que facilita os acessos. Totalmente responsivo, ou seja, com layout que se adapta aos aparelhos móveis, a fotografia ganha maior importância e também agora é possível uma maior interação com as redes sociais. Acesse aqui: http://www.cnbbsul1.org.br/


Por diácono Tiago Barbosa – Comunicação Integrada da Igreja no Brasil

DESTAQUE
bottom of page