top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Boko Haram. Libertadas 183 crianças



As Forças Armadas da Nigéria libertaram 183 crianças entre 7 e 18 anos sequestradas pelo Boko Haram. Uma operação realizada com a colaboração do Unicef e dos militares do país africano.


Foi em Maiduguri, no nordeste da Nigéria que o Exército oficial libertou 183 crianças sequestradas e escravizadas pelo Boko Haram – a organização terrorista jihadista muito ativa no norte do país.


Unicef e as Forças Armadas da Nigéria

A operação foi realizada em colaboração com o Unicef que há anos trabalha ao lado das Forças Armadas locais e desde 2017 apoia a reintegração econômica e social de mais de 8.700 crianças resgatadas dos grupos armados. A ajuda consiste principalmente em fazê-las reencontrar suas famílias, voltar à comunidade, apoio psicossocial, instrução, formação profissional e estágios informais, mas também oportunidades para melhorar as condições de vida.


Antes de tudo, são vítimas

“O erro que se faz – declarou ao Vatican News o diretor do Unicef Itália, Paolo Rozera – talvez por rapidez comunicativa, é defini-los como crianças-soldado esquecendo que são crianças de 7 a 18 anos e que, contra sua vontade, foram recrutadas pelos grupos armados. Atuam não somente em combates, mas também como espiões, carregadores e mensageiros porque são rápidos e pequenos, e muitas vezes como ‘namorados' ou 'namoradas’ dos milicianos. O grande trabalho da Unicef local é o de esclarecer aos chefes militares das forças armadas que estas crianças são vítimas e não foram elas que escolheram seguir os grupos armados, mas foram obrigadas a isso".

DESTAQUE
bottom of page