top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

A igreja de 1.200 toneladas que “flutua” a 31m de altura em plena São Paulo


A impressionante obra de engenharia surpreende o público e mantém intacta uma igreja de quase 100 anos no meio de um canteiro de obras


A Capela de Santa Luzia, inaugurada em 1922, permanece de pé há quase 100 anos em uma das áreas mais importantes da gigantesca cidade de São Paulo, a uma quadra da famosa Avenida Paulista.

De pé e, agora, “flutuando”: suas 1.200 toneladas podem ser vistas literalmente suspensas a 31 metros de altura no meio de um canteiro de obras que se transformará num sofisticado conjunto de hotel, shopping e torre de 22 andares, assinada pelo prestigiado arquiteto francês Jean Nouvel, vencedor do prêmio Pritzker em 2008 e autor do aplaudido projeto do museu parisiense do Quai Branly.


A antiga capela fazia parte do complexo do Hospital Matarazzo e, enquanto os arredores deram lugar a um grande buraco a ser preenchido com o novo empreendimento, ela será não apenas poupada de vir abaixo como ainda restaurada para recuperar o esplendor arquitetônico opacado pelo tempo.


O projeto original da capela foi do italiano Giovanni Battista Bianchi (1885-1942), o maior arquiteto da colônia italiana de São Paulo. Chegado à cidade em 1911, Giovanni optou por usar seu nome traduzido ao português, tornando-se conhecido como João Bianchi.


A capela será integralmente restaurada – inclusive em seu mobiliário, nas imagens sacras, no altar de mármore, nos bancos e genuflexórios e na pintura das paredes. Também será recuperada a fachada neoclássica, em tom de amarelo Sienna, que imita mármore, seguindo a antiga técnica de scagliola, usada na Itália desde o Renascimento.

DESTAQUE
bottom of page