top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

7 de setembro: Mensagem CNBB


Vivemos no Brasil mais um ano de eleições: vamos através do VOTO eleger quem vai conduzir o Poder Executivo nos Estados ,e no País, bem como nossos representantes na Assembleia Legislativa dos Estados, Câmara Federal, e Senado.


Em sua mensagem para as Eleições deste ano a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil nos incentiva a efetiva participação dos católicos e das católicas neste exercício direto de democracia representativa. Afirmam os nossos Bispos: “Nas eleições, não se deve abrir mão de princípios éticos e de dispositivos legais, como o valor e a importância do voto, embora este não esgote o exercício da cidadania”.


Por isto a Igreja nos incentiva a exercer este nosso direito de votar, mas nos pede que nosso Voto seja:

CONSCIENTE :saber em quem estamos votando, procurar conhecer os candidatos/as, seus partidos, suas propostas para o Brasil, para o Estado, a região e o município onde moro);

LIVRE: Votar em quem queremos e não em quem alguém manda que votemos; votar porque acreditamos na pessoa que estamos votando e nas suas propostas em vista do bem comum e não vender o voto, porque voto não tem preço, tem consequência; vender e comprar voto é crime.

RESPONSÁVEL: votar sabendo que nosso voto pode ajudar a construir o bem comum, objetivo próprio da política e não votar pensando em tirar vantagens pessoais, para nossa família ou para nosso grupo de amigos e de amigas.


Na Cartilha de Orientação Política da CNBB, encontramos um alerta sobre uma falsa notícia que circula pelas redes sociais de que quando os votos nulos e brancos ultrapassam 50% a eleição é anulada. A Cartilha conclui dizendo: “Votar nulo ou branco é como a atitude de Pilatos, que lavou as mãos. A melhor forma de protestar contra os corruptos é votar num bom candidato e depois acompanhar e fiscalizar os eleitos”..


A CNBB nos convida a viver nosso compromisso com a política em tempos de Eleição, em três momentos importantes:


O ANTES : conhecer e avaliar as propostas e a vida dos candidatos, procurando identificar com clareza os interesses subjacentes a cada candidatura. A campanha eleitoral torna-se oportunidade para os candidatos revelarem seu pensamento


DURANTE: comparecer às urnas e votar de forma consciente, livre e responsável)


DEPOIS :Acompanhar os eleitos, para que possam cumprir o que prometeram, promovam políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população, especialmente dos mais pobres e marginalizados, apliquem corretamente o dinheiro público, sendo transparente e combatendo a corrupção;


Merece ainda nossa atenção a Carta do Fórum Nacional das Pastorais Sociais, Setor mobilidade humana e organismos datada de 03 de agosto de 2018, que tem como título “A verdade e o amor se encontrarão, justiça e paz se abraçarão (Salmo 85, 11). Nesta carta lemos o seguinte: “O Papa Francisco nos incentiva a sermos ‘Igreja em saída’, comprometidos com a Ecologia integral, e a CNBB, por meio do Ano Nacional do Laicato, nos convoca a reafirmar a importância da política. É por meio dela que se pode promover o bem comum. Sabemos que a política se faz no cotidiano, mas neste ano eleitoral, precisamos ter um papel mais ativo, enquanto mulheres e homens cristãos”.


E mais: “É preciso esclarecer sobre a importância e responsabilidade com o voto, que é dever, mas também direito conquistado”. Podemos ainda destacar nesta Carta a afirmação que “as eleições são uma oportunidade para que os cristãos leigos e leigas possam promover debates e apoiar candidaturas que nasçam das comunidades, com uma trajetória de compromisso com as lutas por direitos do povo, que tenham propostas que apontem para a inclusão social dos mais pobres e excluídos; priorizem a defesa da vida humana, em todas as suas etapas e da mãe-natureza”.


Vamos participar e vivenciar uma das práticas de cidadania ativa: VOTAR!

DESTAQUE
bottom of page