top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

O que significa o báculo que o Papa Francisco usou na Missa de abertura do Sínodo?


O báculo que o Papa Francisco usou na Missa de abertura do Sínodo / Foto: Daniel Ibáñez (ACI Prensa)


Durante a Missa de abertura da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, dedicado ao tema os jovens, a fé e o discernimento vocacional, chamou a atenção o báculo que o Papa Francisco usou.


Isso se deve ao se desenho e porque se trata de um báculo de madeira que representa Jesus crucificado com os braços unidos por um cravo e esculpido com a forma de bambu.


O Santo Padre recebeu este báculo de presente por parte dos 70 mil jovens italianos com os quais se encontrou no Circo Massimo de Roma no último dia 11 de agosto.


Os jovens, provenientes de cerca de 200 dioceses do país, participaram da grande peregrinação organizada pela Conferência Episcopal Italiana com o lema “Por mil caminhos a Roma”.


Todos percorreram a pé as várias rotas que os levaram de suas cidades de origem até a Praça de São Pedro, no Vaticano.


A entrega do báculo aconteceu poucos instantes depois de iniciado o evento. Uma jovem de 30 anos, identificada como Elena, comentou com o Pontífice que durante a peregrinação “experimentamos que cada caminho preciso de seu bastão e nesta ocasião especial entregamos um báculo esculpido de um tronco”.


“No coração dilacerado de Jesus na cruz está guardada uma pequena semente, aquela semente que morre para poder dar fruto e nossa esperança. E nos revela o segredo para fazer com que floresça a vida, o amor”, disse a jovem ao explicar o significado do báculo.


Também manifestou ao Papa Francisco que “seria bonito que este báculo o acompanhasse durante o Sínodo dos Jovens. Todos os aqui reunidos poderíamos sentir que estamos ao seu lado e unir nosso coração e nossa memória a este encontro extraordinário”.


“Santo Padre, viemos até aqui para lhe dizer que gostamos muito do senhor e desejamos caminhar adiante”, acrescentou.


O Pontífice cumpriu o desejo desses jovens no dia 3 de outubro.

DESTAQUE
bottom of page