top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Católicos devem acreditar nas previsões de futurólogos para 2019? Um exorcista responde


Imagem referencial. Foto: Flickr Agathe LM (CC BY-NC-ND 2.0)


Nos dias que antecedem a celebração de um Ano Novo, proliferam os prognósticos e adivinhações sobre o que acontecerá. Algo que muito poucos tomam em conta ao recorrer a estes supostos adivinhos é que nem sequer os demônios podem ver o futuro, tal como o explica o famoso exorcista José Antonio Fortea. Ele esclarece porque nós católicos não devemos acreditar nos gurus e adivinhos de fim de ano.


Em seu livro Summa Daemoniaca, uma obra de consulta sobre a questão dos demônios e o exorcismo, o Pe. Fortea adverte: “Nem precisa dizer que se o futuro não se pode conhecer nem mesmo invocando os demônios, muito menos com essas práticas de astrologia, cartomancia etc.”.


“Os demônios não sabem tudo, só o que podem deduzir, mas eles não veem o futuro”, assinala.


O Pe. Fortea indica que os demônios “com sua inteligência muito superior à humana podem deduzir por suas causas algumas coisas que acontecerão no futuro”, mas precisa que aquilo que pertence “à liberdade humana, está indeterminável e eles não o sabem”.


Além disso, o exorcista espanhol escreve que “os que praticam esses enganos são a prova viva de que por esse meio não se pode obter nenhum benefício”.


“Os únicos que sim obtêm algum benefício de tais adivinhações são os enganadores profissionais que são os primeiros a não acreditar nelas e que sabem dosar suas previsões para não serem descobertos”, assinala.


O exorcista espanhol é enfático em que “nunca nenhum cristão sob nenhum conceito deve consultar este tipo de pessoas”, pois “a consulta a um mago, vidente ou guru constitui sempre um pecado grave”.

DESTAQUE
bottom of page