top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Dom Vital Corbellini, bispo de Marabá (PA), fala do sentido do Batismo de Jesus e dos cristãos


Em artigo, o bispo de Marabá (PA), dom Vital Corbelini, lembra que no próximo domingo, 13 de janeiro, a Igreja celebra o batismo de Jesus nas águas do rio Jordão por são João Batista. Este gesto, reforça dom Vital, dá início à vida pública de Jesus. O bispo lembra que Jesus não tendo pecado não tinha necessidade de entrar na fileira de pessoas a serem batizadas pelo precursor. “O batismo de João visava à conversão”, diz dom Vital. Para o bispo, com este gesto, Jesus deu um exemplo de humildade e ao mesmo tempo de obediência para todas as coisas que são da vida humana.


“Qualquer começo que nós fazemos, seja no trabalho, estudo, ou universidade, ou mesmo inicio da vocação sacerdotal, religiosa, matrimonial, laical, procuramos iniciá-la bem. Nós revestimos as coisas com uma visão de amor em vista de nossas habilidades. Da mesma forma foi inicio da atividade de Jesus como o proclamador do Reino de Deus”, reforça o religioso.


O bispo reforça que o batismo de Jesus lembra o nosso batismo. “Um dia tivemos a graça da vida natural através de nossos pais. Porém, outro dia, nós recebemos outro nascimento, aquele do batismo. Nós fomos apresentados na comunidade, mas acima de tudo nós fomos inseridos a vida sobrenatural, no mistério da Trindade, como filhos adotivos de Deus Pai, irmãos em Jesus Cristo e marcados com o selo do Espírito Santo”, afirma.


Se o batismo representa o começo da vida pública de Jesus, diz dom Vital, tal sacramento cumpre o papel de introduzir os cristãos na comunidade, constituindo o início de sua vocação.


O bispo acentua que Jesus foi batizado com o batismo de água para começar a missão e como enviado Pai foi ao encontro de outro batismo, o de sangue, porque morreu e deu a sua vida para todos nós e para toda a humanidade. “O batismo de água deve conduzir ao outro batismo; aquele de sangue, como Tertuliano disse, um padre do II e III séculos”, reforça.


O batismo que os cristãos recebem quando pequenos empenha-os para o Reino de Deus afirma dom Vital. Para o bispo, o “nosso nome não só deve aparecer no livro dos registros de nossas paróquias: nós somos convidados a assumir os compromissos professados por nossos pais. Devemos trabalhar em vista do livro da vida”, disse. Com o batismo, temos uma grande dignidade, de sermos filhos e filhas de Deus, que nos faz empenhados com o seu Reino de Deus.


O prelado lembra também que o batismo estimula-nos “à vivencia de uma vocação, ao sacerdócio, à vida religiosa, ao matrimônio, à vida laical, ao amor aos outros, especialmente as pessoas necessitadas, crianças, doentes, pobres, à comunidade, engajados em alguma pastoral, movimento ou serviço”.

DESTAQUE
bottom of page