top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Presbíteros da América Latina e Caribe participam de encontro formativo em Roma


A proposta é motivar a formação permanente dos presbíteros da América Latina e Caribe


Começou no dia 30, em Roma, o Curso para Responsáveis pela Formação Permanente do Clero da América Latina. Cerca de 50 presbíteros de todos os países da América Latina e Caribe participam da iniciativa. Do Brasil, participam o assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Deusmar Jesus da Silva e os membros da Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP): padre José Adelson da Silva Rodrigues, padre Helcimar Sardinha, padre Iuri Ribeiro e padre Cleocir Bonetti.


Até o dia 24 de fevereiro, os presbíteros pensarão programas e iniciativas que contribuam para a formação permanente do clero nos vários países da América Latina. De acordo com o padre Deusmar Jesus da Silva, a expectativa é a de que o curso “ofereça pistas para motivar a formação permanente dos presbíteros, a curto, médio e longo prazo”.


A abertura oficial do curso contou com as presenças do Prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Beniamino Stella e do Secretário da Congregação para o Clero, dom Jorge Carlos Patrón Wong. Na ocasião, dom Patrón deu as boas-vindas a todos os participantes, e após apresentação de cada um, passou a palavra para o primeiro assessor do curso, padre Juan Manuel Beltrán Urrea, que, durante toda a manhã do primeiro dia, desenvolveu o tema “Conceito de Formação Permanente”.

Já no período da tarde, o cardeal Beniamino Stella falou sobre o trabalho da Congregação para o Clero, de sua preocupação com a formação permanente dos presbíteros e da importância da comunhão de todos os presbíteros com o papa Francisco. Em seguida, padre Emílio Lavaniegos desenvolveu o tema “Princípios e metodologia para programar a Formação Permanente do Clero na Igreja Particular”. O primeiro dia do encontro foi encerrado com uma celebração eucarística.

DESTAQUE
bottom of page