top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Vaticano: Bento XVI renunciou há quatro anos


Papa emérito rejeitou ver decisão como "fracasso"


Lisboa – Bento XVI anunciou a sua renúncia ao pontificado há quatro anos, uma decisão que teve oportunidade de explicar em entrevistas inéditas, em 2016, ano em que regressou ao Palácio Apostólico do Vaticano.


O Papa emérito está a manter desde então uma vida de recolhimento, no Vaticano, surgindo em público para acompanhar cerimônias presididas por Francisco ou receber homenagens.


O agora Papa emérito apresentou a sua renúncia durante uma reunião com várias dezenas de cardeais, a 11 de fevereiro de 2013, que tinha sido convocada para aprovar a canonização de três beatos.


Numa decisão que surpreendeu os presentes, Bento XVI afirmou, em latim, que as suas forças devido à idade avançada, já não eram “idôneas” para exercer adequadamente o seu ministério, que chegaria ao fim a 28 de fevereiro de 2013.


A última renúncia ao pontificado tinha acontecido em a em 1415, com a resignação do Papa Gregório XII (induzida pelo Concílio de Constância).


A 28 de junho de 2016 fez-se história no Vaticano com o regresso do Papa emérito Bento XVI ao palácio apostólico, para uma homenagem por ocasião do seu 65.º aniversário de ordenação sacerdotal.


Ainda em 2016, Bento XVI falou publicamente, no livro-entrevista ‘Últimas conversas’, sobre a sua renúncia ao pontificado, em 2013, explicando que esta uma decisão amadurecida, que não vê como um “fracasso”.


O Papa emérito afirmou ainda que “nunca esteve em causa” a sua obediência a Francisco, ao qual agradece pela “benevolência” com que o tem tratado.


Já o O Papa Francisco afirmou num texto de homenagem ao seu predecessor que a Igreja Católica tem uma “grande dívida” para com Bento XVI.


“Todos na Igreja temos uma grande dívida de gratidão para com Joseph Ratzinger-Bento XVI pela profundidade e o equilíbrio do seu pensamento teológico, vivido sempre ao serviço da Igreja, até às responsabilidades mais elevadas”, escreve, no prefácio da nova biografia do agora Papa emérito, ‘Servidor de Deus e da humanidade’.


Em novembro, o Papa Francisco e os novos cardeais visitaram Bento XVI no Mosteiro ‘Mater Ecclesiae’, onde reside.

DESTAQUE
bottom of page