top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Papa Francisco nomeia bispo para diocese de Tianguá (CE)



O nomeado, padre Francisco Edimilson Neves Ferreira, é do clero da diocese de Crato


Acolhendo o pedido de renúncia ao governo pastoral da diocese de Tianguá (CE), apresentado por dom Francisco Javier Hernandez Arnedo, conforme o cânon 401 do Código de Direito Canônico, o papa Francisco nomeou padre Francisco Edimilson Neves Ferreira como novo bispo da diocese. Atualmente, o reverendo é pároco e cura da catedral e consultor da diocese de Crato (CE).


Padre Francisco Edimilson Neves Ferreira nasceu aos 3 de outubro de 1969, em Jardim (CE). Ingressou no seminário em Crato e cursou Filosofia e Teologia no Seminário Regional de Parainha, em Fortaleza (CE). O sacerdote é licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará. A ordenação presbiteral do novo bispo de Tianguá foi em 12 de dezembro de 1997.


Entre as atividades desenvolvidas na caminhada sacerdotal de padre Francisco Edimilson estão os serviços de pároco, professor, diretor espiritual no Seminário diocesano São José. Também foi coordenador diocesano de Pastoral por 14 anos e gerente executivo da Fundação Padre Ibiapina. É membro do Instituto Cultural do Cariri, cadeira Monsenhor Rubens Lóssio.


Atualização:


Saudação da CNBB ao padre Francisco Edimilson Neves Ferreira


Em nome da Conferência, dom Leonardo Steiner, secretário-geral, acolhe novo bispo de Tianguá (CE).


"Chega-nos, portanto, um jovem bispo pastor e professor", afirma dom Leonardo Steiner. Ele lembra palavra do Papa Francisco para celebrar a nomeação de padre Francisco Edimilson: "Como é belo, então, quando os Bispos, com o Papa, exprimem esta colegialidade e procuram ser sempre mais e melhor servidores dos fiéis, mais servidores na Igreja!”.


Leia a Nota:


Saudação da CNBB ao padre Francisco Edimilson Neves Ferreira



Brasília, 15 de fevereiro de 2017



Prezado Irmão Pe. Francisco Edimilson Neves Ferreira.


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, se alegra com sua nomeação como bispo da diocese cearense de Tianguá. Papa Francisco expressa, mais uma vez, seu cuidado e zelo para com o povo brasileiro nomeando-o como o sucessor de dom Francisco Javier Hernandez Arnedo que se torna bispo emérito de Tianguá.


Alegra-nos, particularmente, tomar conhecimento de sua trajetória como sacerdote no campo das experiências pastorais e da formação do clero. Chega-nos, portanto, um jovem bispo pastor e professor.


Celebramos a sua chegada ao episcopado recordando Papa Francisco em recente catequese sobre o ministério episcopal: “Quando Jesus escolheu e chamou os apóstolos, pensou neles não separados um do outro, cada um por conta própria, mas juntos, para que estivessem com Ele, unidos, como uma só família.


Também os bispos constituem um único colégio, reunido em torno do Papa, que é o custódio e fiador desta profunda comunhão, que tanto estava no coração de Jesus e dos seus apóstolos. Como é belo, então, quando os Bispos, com o Papa, exprimem esta colegialidade e procuram ser sempre mais e melhor servidores dos fiéis, mais servidores na Igreja!”.


Pedimos que o Irmão leve o nosso abraço, cheio de gratidão, a dom Francisco Javier Hernandez Arnedo. Enviamos nossos melhores votos de saúde e de alegria em sua emeritude.

Desejamos que seu pastoreio seja cheio de frutos!


Em Cristo,



Dom Leonardo Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília

Secretário-Geral da CNBB

DESTAQUE
bottom of page