top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Santuário e autoridades preparam visita do Papa a Fátima


Milhares de peregrinos são esperados em Fátima para a visita do Papa Francisco - RV


Fátima - O Reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas, pronunciou-se no V Workshop Internacional de Turismo Religioso, realizado no Centro Pastoral Paulo VI. na ocasião, o sacerdote falou das expectativas quanto à participação de fieis na visita do Papa a Fátima, em maio.


"Se esperamos por muitas e grandes peregrinações jubilares, em 2017, a maior será sem dúvida a de 12 e 13 de maio, com a presença do Papa Francisco”, afirmou.


O responsável recordou que “receber visita do Papa não é uma novidade para a cidade de Fátima”, que se tornou o “mais significativo destino religioso português”.


“A nossa expectativa é que sejam muitos aqueles que acorrerão a Fátima para ver, saudar e ouvir o Papa e para rezar com ele. E não temos dúvidas de que muitos dos peregrinos que acorrerão a Fátima, nestes dias, virão do estrangeiro”, observou.


Francisco será o quarto Pontífice a visitar Fátima, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000), e Bento XVI (2010).


O reitor do Santuário de Fátima adiantou que a agenda oficial da viagem vai ser divulgada “dois meses” antes da mesma, prevendo-se que se mantenha “o programa das grandes peregrinações ao Santuário".


Francisco virá “em peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima”, isto é, “virá como peregrino, para rezar com os peregrinos presentes em Fátima e com os que o acompanharão através dos meios de comunicação social”, assinalou o Padre Carlos Cabecinhas, coordenador-geral da visita do Papa a Fátima, citado pelo site oficial do Santuário.


Para os peregrinos que não puderem entrar, serão instalados telões gigantes no espaço circundante à Basílica da Santíssima Trindade.


O Capitão Carlos Canatário, comandante do Destacamento Territorial de Tomar – GNR, estima a presença de ao menos 500 mil fiéis, tendo como preocupações fundamentais a “segurança” da multidão e o apoio aos cidadãos.


No início de abril vão ser comunicadas as medidas a serem implementadas no local, sabendo-se no entanto, que a operação se vai iniciar “muito antes” de 12 e 13 de maio.


O responsável sublinhou a importância da utilização de “vias alternativas” nos acessos à freguesia de Fátima e ao Santuário e adiantou que irão existir “locais de estacionamento” fora da Cova da Iria, para prevenir a superlotação dos parques mais próximos.


A partir do dia 11 de maio haverá controle de entrada de carros na Cova da Iria.


O comandante Mário Silvestre, da Proteção Civil, assinalou que o plano de operações já está delineado, começando a 5 de maio, com mais de 560 agentes.

DESTAQUE
bottom of page