top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Alarme antiterrorista perto do Vaticano por falsa bomba


Vista da Basílica de São Pedro. Foto: Bohumil Petrik (ACI Prensa)


VATICANO- Um alarme falso de bomba assustou na manhã de hoje peregrinos e turistas nas proximidades da Praça de São Pedro, no Vaticano.


Segundo informou o jornal italiano ‘Il Messaggero’, o alarme ocorreu na Via Borgo Sant'Angelo, onde foi deixada uma mala abandonada perto do muro da passagem que une o Palácio Apostólico com o Castel Sant'Angelo.


Dirigiram-se rapidamente ao local vários carros de polícia e isolaram a área enquanto esperavam que o esquadrão antibombas analisasse a mala. Depois de analisá-la, confirmaram que se tratava de um alarme falso. Meia hora depois, reabriram a rua aos carros e pedestres.


Esta alerta aconteceu na véspera da reunião na capital italiana dos 27 chefes de Estado e de Governo da União Europeia para comemorar os 60 anos do Tratado de Roma, seu tratado fundacional.


Devido a este evento e ao atentado terrorista em Londres na quarta-feira, 22 de março, Roma se encontra blindada com fortes medidas de segurança que se somam às já habituais, por conta do alerta terrorista vigente em toda a Europa há meses.


As autoridades italianas deslocaram a mais de 3000 agentes que são responsáveis por garantir a segurança dos cidadãos e dos líderes europeus. Foram colocados tanques e veículos blindados do Exército em diferentes pontos sensíveis de Roma e, em alguns telhados, pode-se observar a presença de franco-atiradores da polícia.


Além disso, para sábado, 25, quando acontecerá a Cúpula europeia, foram organizadas várias manifestações opostas, algumas a favor da União Europeia e outras contra, que poderiam colapsar todo o centro da capital italiana.

DESTAQUE
bottom of page