top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Bispo de Fátima: “O Centenário não estaria completo sem a canonização”


Foto Fatima.Pt


"É a melhor das notícias no Centenário das aparições, vem sublinhar por esta via da santidade uma mensagem que mantém toda a atualidade"




O bispo da diocese de Leiria-Fátima, António Marto, acolheu com "enorme satisfação a notícia da aprovação do milagre", atribuído à intercessão dos beatos Francisco e Jacinta Marto, e anunciado esta quinta-feira no boletim diário da Sala de Imprensa do Vaticano, após uma reunião do Papa com o cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação da Causa dos Santos.


«É a melhor das notícias no Centenário das aparições, vem sublinhar por esta via da santidade uma mensagem que mantém toda a atualidade», disse.


Apesar de “não ser uma surpresa, porque eu já tinha dito que tinha uma esperança confiável», no entanto «devo confessar que fui apanhado de surpresa no que toca a data, não esperava que fosse tão cedo” disse. «É uma alegria muito grande para mim como bispo, porque Fátima é mundial, mas os Pastorinhos são da diocese», reiterou o prelado.


O bispo de Leiria-Fátima salvaguardou ainda que "falta uma etapa, decisiva, que compete ao Santo Padre: escolher a data e o local da canonização", e quando questionado se a canonização poderá acontecer já no próximo dia 13 de maio responde: "nada é impossível, mas é competência exclusiva do Papa".


«É um momento de alegria para o povo católico de Portugal e para Portugal inteiro, e o Centenário não estaria completo sem a canonização», disse.


Na conferência de Imprensa, D. António Marto, deixou «um louvor publico à postuladora pelo trabalho desenvolvido". A Ir. Angela Coelho definiu uma «feliz coincidência esta canonização ser em ano do Centenário". Quanto ao milagre, a religiosa explicou que "envolve uma criança, brasileira, através de uma cura".


O Pe. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, manifestou "grande regozijo que abre portas para a canonização, destas duas crianças que são parte integrante da mensagem e da história de Fátima".


A canonização é a confirmação, por parte da Igreja, que alguém é digno de culto público universal (no caso dos beatos, o culto é diocesano) e de ser dado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.

DESTAQUE
bottom of page