top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Dom Joel Portella: “o mundo está vivendo aceleração muito rápida e a crise das mediações”


O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) fez a opção de retomar na 55ª Assembleia Geral o significado dos 10 anos de aniversário de realização da 5ª Conferência Episcopal Latino Americana e Caribenha, realizada de 13 a 30 de maio de 2007, em Aparecida (SP), da qual participaram 16 bispos brasileiros e o Papa Bento XVI.


Na Coletiva de Imprensa, realizada na tarde do dia 27 de abril, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Joel Portella Amado, ajudou a retomar esta trajetória, destacando como a Igreja do Brasil vem recepcionado e incorporando as inspirações dessa Conferência e qual a sua inspiração para a 55ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil.


Segundo dom Joel, a 5ª Conferência proclamou a missão como eixo central da Igreja e convidou a Igreja a formar discípulos missionários e partir do encontro pessoal com Jesus Cristo. Antes da Conferência de Aparecida, para o bispo, a Igreja supunha que Jesus Cristo estava sendo conhecido. Para Aparecida, disse o bispo, a questão central é a da transmissão da fé, que se liga com o tema central da 55ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil.


Conversão pastoral O bispo disse que se fosse possível resumir a conferência de Aparecida em uma frase, esta seria: “conversão pastoral”, o que supõe uma mudança não no que se anuncia, mas no “como” se anuncia, com novo método e fazer pastoral adaptado a cada realidade, lugar e tempo. “Aparecida assume que os mecanismos e métodos tradicionais de transmissão da fé já não funcionam”, disse.


Para o bispo, a Igreja do Brasil vem assumindo as inspirações de Aparecida nas urgências e em suas 5 Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora. “Na 55ª Assembleia Geral, estamos aprofundando uma das urgências: Igreja – casa de iniciação à vida cristã”, disse.


O bispo destacou ainda as mudanças ocorridas na sociedade nos dez anos após a conferência de Aparecida. “O mundo está vivendo duas características, a aceleração muito rápida e a crise das mediações políticas e econômicas”, disse. São desafios, nesse contexto segundo ele, as redes sociais e mídias digitais, a educação e as grandes cidades.


Na Igreja, o bispo apontou como fato marcante, nesses dez anos, o pontificado do Papa Francisco, que trouxe uma nova consciência ecológica por meio da Encíclica “Laudato Si”. Na Conferência de Aparecida, o Papa Francisco, ainda como Cardeal Jorge Mario Bergoglio, foi o presidente da Comissão de Redação do documento final.

As Conferências Episcopais Latino Americanas começaram a ser realizadas, após o Concílio Vaticano II. Na América Latina e Caribe foram realizadas as de Puebla, em 1968; Medelín, em 1979; Santo Domingo, em 1992; e Aparecida, em 2007. Nenhum outro continente realiza conferências.

DESTAQUE
bottom of page