top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Romaria do Divino Pai Eterno recordará o Ano Mariano 2017


Lançamento da Romaria do Divino Pai Eterno 2017 / Foto: Facebook Padre Robson de Oliveira


Trindade - Neste Ano Mariano de 2017, a Romaria do Divino Pai Eterno, no Santuário de Trindade (GO), irá olhar para Maria, recordando que, assim como fez com a Mãe de Seu Filho, Deus “conta com cada um de nós para que sejamos colaboradores Dele na obra da redenção”.


Foi o que explicou o reitor do Santuário Basílica de Trindade (GO), Padre Edinisio Pereira, durante o lançamento da Romaria do Divino Pai Eterno 2017, no dia 23 de maio, no Cineteatro Afipe, em Trindade.


O missionário redentorista contou que, neste ano, a romaria, que acontecerá entre 23 e junho e 2 de julho, terá como tema “Maria: serva humilde fiel ao Pai Eterno”.


“Tendo em vista o ano que vivemos, os 300 anos do achado da imagem de Nossa Senhora Aparecida e também os 100 anos de Fátima, nós quisemos dar esse caráter bastante mariano para a Festa de Trindade, embora lembrando que a festa é dirigida ao Pai Eterno, de onde vem a primazia da vida, de todas as coisas”, ressaltou o reitor.


Conforme explicou o sacerdote, “falar de Maria é lembrar esse contexto da pessoa humana, de Deus que convida, escolhe, capacita e conta com cada um de nós para que sejamos colaboradores Dele na obra da redenção”.


“Ele quis contar com uma mulher, Maria, de onde veio um homem para auxiliá-lo, vindo Dele mesmo, o filho, Jesus Cristo. E ‘serva humilde’, olhamos para o centro da Teologia Mariana”, indicou.


Nesse sentido, Pe. Pereira assinalou que “o servidor é aquele que sabe o que patrão faz. Então, neste contexto até o próprio Jesus diz: ‘Não os chamo mais de servos, vos chamo de amigos’, mas Maria é aquela que se coloca em prontidão após ouvir o chamado de Deus feito a ela através do anjo”.


Ao ser interpelada pelo anjo, a Virgem Maria, pontou o reitor, “se coloca em questionamento do mesmo modo que nós seres humanos sentimos no nosso coração as inquietações quando Deus nos chama a uma vocação ou função específica, mas o sim de Maria nos traz a redenção, a vida”.


Novidades da Romaria 2017

No ano passado, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar estimaram que cerca de 2,5 milhões de romeiros participaram durante os 10 dias da Festa do Divino Pai Eterno. Para este ano, os organizadores garantiram que não há “o desejo de bater recordes”, porém, ressaltaram que “todas as instituições que estão envolvidas na organização da Festa estão se preparando, estão mobilizadas para acolhermos o maior número de romeiros da melhor maneira possível”.


Toda a Novena em Louvor ao Divino Pai Eterno, por exemplo, poderá ser acompanhada, pois uma das novidades deste ano, de acordo com o site do santuário, é que “o texto estará juntamente com o Livro de Cânticos”. Assim, “quem adquirir o livro, poderá acompanhar”, sejam as pessoas que estiverem no Santuário, como também os que seguem através dos meios de comunicação.


“Acreditamos que isso fará uma diferença muito grande na participação do romeiro, do devoto do Pai Eterno durante os nove dias de novena”, ressaltou o padre.


Além disso, este ano, os organizadores da festa irão ampliar a participação da Juventude Missionária Redentorista, sob coordenação de Padre Fábio Pascoal, buscando uma presença mais efetiva dos jovens.


De acordo com o reitor, o objetivo “é ressaltar a participação do jovem, ele como sendo um atuante deste processo de colaboração para que a vida aconteça e seja protegida, defendida em todas as suas dimensões, desde o nascer ao morrer de forma natural”, lembrando o quanto a juventude “está sofrendo todas as influências da modernidade”.


A programação da Romaria do Divino Pai Eterno 2017 contará com alvorada festiva, Missas de hora em hora, novenas, oração do terço e as tradicionais romarias dos militares, da arquidiocese, juventude, desfile dos carros de boi, cavaleiros e muladeiros.

DESTAQUE
bottom of page