top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Secretaria do Sínodo dos Jovens estende prazo para responder questionário online


Os jovens do mundo todo ainda podem contribuir com as respostas ao questionário do Documento Preparatório para XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a juventude, que será realizado entre 3 e 28 de outubro de 2018, em Roma. A assembleia sinodal tem como tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.


O questionário que pode ser respondido em português é simples e está disponível no site do Sínodo 2018 criado pelo Vaticano. O documento questiona a juventude e com a finalidade de acompanhar os jovens em seu caminho existencial rumo à maturidade, para que, por meio de um processo de discernimento, “possam descobrir seu projeto de vida e realizá-lo com alegria, abrindo-se ao encontro com Deus e com os homens, participando ativamente da edificação da Igreja e da sociedade”.

Cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília-DF – Foto: Maurício Sant’ana


O arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Sérgio da Rocha foi nomeado pelo papa Francisco Relator Geral do Sínodo dos Jovens.


O Conselho, presidido pelo Papa, que participa das reuniões, é formado por 15 bispos, 3 dos quais escolhidos diretamente por Francisco. Em recente entrevista à Rádio Vaticano, o cardeal Sérgio da Rocha disse que a responsabilidade do conselho é preparar a próxima Assembleia Sinodal procurando envolver toda a Igreja, especialmente os jovens.


“Nos reunimos para pensar melhor o caminho a seguir. Graças a Deus, temos a oportunidade de contar já com a participação muito grande das Conferências Episcopais, e sobretudo, ouvindo a juventude. O Papa Francisco tem insistido que seja um período de escuta de todos os jovens, especialmente daqueles que estão no dia a dia de nossas comunidades, mas também daqueles que não têm participado da vida da Igreja. Este momento é importante porque se trata do envolvimento de nossa juventude na própria temática do Sínodo. Não teria sentido realizar um Sínodo sem ouvir os próprios jovens. Ouvir procurando acolher ao máximo as suas contribuições, seus anseios e seus desafios”, destacou.


Reunião pré-Sinodal em março de 2018

Outra novidade já anunciada por Francisco é a reunião pré-Sinodal dos jovens, convocada pelo Santo Padre de 19 a 24 de março de 2018 em Roma. Além dos jovens que serão convidados para o encontro, foi aprovada a proposta de ampliar a participação deles por meio das redes sociais.


Os preparativos para o Sínodo dos Bispos de 2018, podem ser acompanhados no portal do Sínodo na internet: youth.synod2018.va e também pelas redes sociais. Foi criado o perfil “Synod2018” no Facebook, no Twitter e no Instagram para que os jovens possam interagir por meio da “#Synod2018”.

DESTAQUE
bottom of page