top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

“Os bispos darão uma palavra ao povo brasileiro que vive uma situação difícil”, disse o cardeal Sche


“Os bispos reunidos em Aparecida darão uma palavra ao povo brasileiro que vive uma situação difícil”, disse o arcebispo de São Paulo ao enviado especial da Secretaria de Comunicação do Vaticano, Silvonei José.


Como podemos definir esta assembleia?


Esta assembleia estava marcada desde o ano passado. E, portanto, não é um evento que está acontecendo agora por causa de uma situação que estamos vivendo no Brasil. A assembleia é ordinária, ela acontece todos os anos. Ela tem uma pauta, uma pauta comprida de assuntos. O primeiro deles, o tema central, trata da formação do clero. Nós temos as novas diretrizes da Santa Sé para a Igreja do mundo inteiro sobre a formação sacerdotal, antes e depois da ordenação, ao longo de toda a vida. Agora se trata da nossa Conferência fazer a acolhida dessas diretrizes universais para o Brasil. Como deve ser a formação sacerdotal no Brasil. Isto outras conferências já fizeram e nós temos ainda um pouco de tempo para fazer isso, nos foi dado um ano e já estamos a meio ano deste prazo. Mas temos muitos outros assuntos, inclusive teremos que fazer a escolha dos membros da nossa Conferência que vão participar dos dois sínodos. Aquele sobre os jovens, que acontecerá em outubro e trataremos também do sínodo da Amazônia, embora esse ainda vai ser em outubro do ano que vem. Nós estaremos tratando também da liturgia, aprovando textos da liturgia, o que nós estamos fazendo há vários anos. Enfim, muitos assuntos. É claro, estaremos também dando uma palavra sobre a situação do Brasil, sobre a questão das eleições deste ano. Portanto, os bispos reunidos aqui em Aparecida, estarão dando uma palavra de pastores em relação a situação do povo brasileiro, uma palavra de orientação, de luz, a partir da nossa fé, a partir da verdade do Evangelho.

Tantos bispos reunidos neste momento em que o Brasil passa por uma situação, uma crise muito profunda. O que pode brotar, para os nossos irmãos brasileiros, desta assembleia?


Bem, nós teremos uma palavra dos nossos bispos. Uma palavra dos bispos reunidos em assembleia o que, normalmente, tem muito peso, mais peso do que a palavra de um único bispos, Estamos em assembleia, portanto, estaremos dando uma palavra de comunhão dos bispos sobre um determinado assunto. E, portanto, esperamos que isso possa ajudar também o nosso povo brasileiro a se orientar no meio dessa crise que estamos atravessando.

DESTAQUE
bottom of page