top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Brasileiros participam de Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco


A cidade de Dublin, na Irlanda, está movimentada com a presença de famílias de 116 países dos 5 continentes que participam do IX Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco, que tem como tema: “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”.


O Brasil está representado. Uma delegação está na capital irlandesa para participar de toda a programação do evento que inclui palestras, debates, testemunhos, além de atividades para crianças e jovens.


Comissão Nacional da Pastoral Familiar da CNBB com o padre Alexandre Awi Melo, secretário do Dicastério dos Leigos, Família e Vida do Vaticano (ao centro).


O bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão para a Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Bosco Barbosa de Sousa, o assessor nacional da comissão, padre Jorge Alves Filho e o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz Zilfredo Stolf e Carmen Rodrigues Stolf estão na capital irlandesa para acompanhar todo o evento.


“Esperamos que esse encontro chame a atenção do mundo para a importância da família, construída segundo a vontade de Deus, pois só assim ela pode ser alegria para o mundo”, ressalta dom Bosco.


Durante o congresso, cardeais, teólogos, religiosos e leigos vão conduzir as atividades, que vão percorrer os mais diversos tópicos do documento papal, abordando desde a preparação para o matrimônio nas paróquias até a espiritualidade da família. Temas atuais como o acolhimento e inclusão de homossexuais nas comunidades e os desafios no âmbito familiar também fazem parte da programação.


O encerramento, no dia 26 agosto, será com a Santa Missa no Phoenix Park, com a presença do Papa Francisco, onde são esperadas 500 mil pessoas. Francisco chega ao país na manhã do dia 25. Após encontros diplomáticos e com população em situação de rua, o Pontífice participa do Festival das Famílias, um grande momento de shows e testemunhos no estádio Croke Park. No final da celebração será anunciada a sede do próximo Encontro Mundial.


Antes da cerimônia de abertura, dom João Bosco, gravou um vídeo que foi postado no Facebook da Pastoral Familiar. Ele afirmou que “é uma alegria estar aqui representando um país que tem tanta riqueza familiar como o nosso país”.


“Já começamos encontrando um pouco dessa riqueza refletida nessa variedade de pessoas que aqui estão. São muitas línguas, indicações diferentes”, afirmou, ao ressaltar que também já encontraram “outros brasileiros que aqui estão para esse grande momento”.


“Peço a todos as orações, para que a gente possa viver um momento muito especial”, disse Dom Bosco, convidando ainda os brasileiros a acompanharem os próximos dias do evento através dos meios de comunicação católicos.


“O Papa vai chegar aqui e encontrar um número imenso de famílias dispostas a ouvir sua palavra e nós queremos levar ao nosso país tudo aquilo que conseguirmos de mensagens a todo o povo brasileiro”, concluiu.


Na ocasião, Dom João Bosco declarou ao site da Comissão Episcopal esperar “que esse encontro reforce o trabalho de evangelização que vem sendo realizado pela Pastoral Familiar, esclareça questões, chame a atenção do mundo para a importância da família, construída segundo a vontade de Deus, pois só assim ela pode ser alegria para o mundo”.


Veja o vídeo na íntegra:


DESTAQUE
bottom of page