top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Vaticano incentiva países do mundo a colaborar com o desarmamento nuclear

Imagem referencial / Explosão nuclear. Foto: Pixabay / Domínio público.



O Secretário para as Relações com os Estados da Santa Sé, Dom Paul Richard Gallagher, reiterou o apelo do Vaticano aos países do mundo a fim de que colaborem no desarmamento nuclear e desenvolvam o uso pacífico das tecnologias nucleares principalmente em benefício dos estados mais pobres.


Durante a 62ª Conferência Internacional da Agência Internacional para Energia Atômica (AIEA, na sigla em inglês), Dom Gallagher disse que “a Santa Sé apela a todos os líderes e nações a trabalhar pelos objetivos comuns de promover a não proliferação e o desarmamento nuclear”.


O Prelado indicou que o Vaticano encoraja “o desenvolvimento e o uso pacífico das tecnologias nucleares e o desenvolvimento humano integral, especialmente nos países mais pobres”.


“A busca de tais objetivos contribuirá grandemente para uma paz verdadeira e duradoura”, assegurou.


Dom Gallagher destacou que “a Santa Sé agradece e apoia as muitas contribuições da AIEA para a não proliferação e para o desarmamento nuclear, bem como para o desenvolvimento e a utilização segura, protegida e pacífica das tecnologias nucleares”.


O Vaticano, acrescentou, apoia “os constantes e pacientes esforços da comunidade internacional para retomar as negociações relacionadas ao programa nuclear da República popular democrática da Coreia (Coreia do Norte)”.


“Não há uma solução militar para esta ameaça”, advertiu.


Depois de assinalar que para o Vaticano as armas nucleares “são armas de destruição em massa e ambiental”, Dom Gallagher reiterou “a urgente necessidade de uma ética moderna global da responsabilidade, da solidariedade e da segurança cooperativa, que deve ocupar o lugar dos velhos modos de pensar, muitas vezes guiados por interesses próprios e pela desconfiança”.


“Devemos reconhecer que a nossa paz e segurança dependem, em última análise, da paz e segurança dos outros”, disse.

DESTAQUE
bottom of page