top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

“Deus é o autor da vida. Somente ele, mais ninguém, pode dispô-la”: bispos Norte 3


NOTA DOS BISPOS DO NORTE 3 CONTRA A DESCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO


Nós, Bispos da Igreja Católica, do Regional Norte 3, da CNBB, no primeiro dia do mês agosto, início do Mês Vocacional e também mês em que se comemora o dia dos Pais, dos Leigos e Leigas, do Catequista e a Semana Nacional da Família, em vista da iminente legalização do aborto, por meio da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 442/2017), vimos, cordialmente, conclamar a todos, homens e mulheres, de boa vontade a se unirem a nós no grito pela: todos pela vida e vida para todos!


Sabemos da dificuldade que algumas pessoas têm de entender e de professar a fé cristã. Mas para além do aborto ser uma questão social e jurídica, é uma questão teológica. Deus é o autor da vida. Somente ele, mais ninguém, pode dispô-la. E é em nome desta fé cristã que defendemos a vida, desde à sua concepção até à morte natural.


O papa Francisco recentemente comparou o aborto ao que faziam os nazistas para cuidar da pureza da raça: “no século passado, o mundo todo se escandalizou com o que faziam os nazistas para cuidar da pureza da raça. Hoje fazemos o mesmo, mas com luvas brancas de ferro. Está na moda, é habitual. Quando na gravidez, se a criança não está bem ou vem com alguma coisa, a primeira oferta é: ‘tiramos’? O homicídio das crianças.


Para se ter uma vida tranquila, tira-se a vida de um inocente”.

A vida humana está em constantes ameaças, por diversos fatores. A vida é a nossa primeira vocação. Deveríamos estar todos nós alegres e felizes, orgulhosos e agradecidos a Deus pelo dom da vida. E, com isto, estarmos armados para defender a vida de indefesos e inocentes. No entanto, estamos é autorizando a se tirar a vida dos nascituros. Se hoje defendemos o aborto, é porque, na nossa época, ele não era permitido, ao menos legalmente.


O que defendemos é que todos igualmente se empenhem em prol de assistências sociais, psicológicas e espirituais às mulheres que engravidam, em situações indesejadas e adversas, para que tenham condições de gerar, dar à luz e criar seus filhos e filhos com maternal sabedoria e dignidade.


Cruzemos, por fim, nossos joelhos e elevemos nossas mãos, em preces, ao Deus da vida para que nos inspire, palavras e ações, para defender a vida onde se encontra ameaçada.


Com nossa bênção pela vida!


Palmas-TO, 01/08/2018


Dom Pedro Brito Guimarães Arcebispo de Palmas – TO


Dom Romualdo Matias Kujawski Bispo de Porto Nacional – TO


Dom Wellingtonde Queiroz Vieira Bispo da Prelazia de Cristalândia – TO


Dom Philp E. Roger Dickmans Bispo de Miracema do Tocantins – TO


Dom Giovane Pereira de Melo Bispo de Tocantinópolis – TO


Dom Adriano CioccaVasino Bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia – MT.


Dom Dominique Marie Jean Denis You Bispo de Conceição do Araguaia – PA

DESTAQUE
bottom of page