top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Feliz Natal de Reconciliação e de Paz!!!


Aproxima-se o Natal e com ele sentimentos e lembranças guardadas na memória de cada um de nós. Para mim também o Natal é um retorno não apenas à infância vivida em família e na comunidade eclesial na qual fui batizado e que me viu crescer, mas suscita vibrações interiores, as mais puras.


Este ano lembrei-me de uma antífona cantada em gregoriano e em latim no início da missa celebrada no domingo da oitava de Natal. Traduzida ela diz assim: “Quando um tranquilo silêncio envolvia todas as coisas e a noite chegava ao meio do seu curso, a tua Palavra todo-poderosa, vinda do céu, do seu trono real, desceu ao meio de uma terra condenada ao extermínio”. (Sab 18, 14-15)


Sinto a necessidade de um grande silêncio que nos envolva, onde a Palavra possa descer e a tudo transformar, pois é grande demais o barulho e o carrossel de vozes, de cores, de imagens e de acontecimentos que nos confundem e não nos permitem de pousar e de ter momentos de paz. O Nesses últimos tempos fomos varridos por uma onda de ódio e de paixões que nos deixou a todos machucados e feridos. Nem a nossa fé escapou e nos sentimos atropelados e sacudidos pelo vendaval ou algo parecido com um tsunami que revirou a nossa sociedade.


Que depois da tempestade venha a bonança, um tranquilo silêncio que permita à Palavra criadora de tocar as feridas e curá-las, de recompor espaços e refazer relacionamentos, de nos olharmos não com ódio, mas com amor e de redescobrir que somos chamados à fraternidade: “Vós todos sois irmãos!”. A luta será necessária, mas não permitamos que nos destrua. A resistência será para preservar-nos, não para descaracterizar-no


Natal é recompor, aconchegar, reconciliar, “retornar” ao regaço de uma Pátria “amada”, de uma Igreja Mãe, de uma família reunida. Mas para isso precisamos de um “grande e tranquilo silêncio” que nos permita escutar A VOZ do bem que está em nós e a redescobrir as raízes mais profundas e constitutivas do nosso ser, dando-nos um novo sentido e ajudando-nos a encontrar a razão do nosso viver: caminhar juntos como irmãos e irmãs, como amigos, respeitando e valorizando as nossas diferenças para construir o bem comum!


FELIZ NATAL DE RECONCILIAÇÃO E DE PAZ!!!


Autor: Dom Francisco Biasim

Bispo de Barra do Pirai- Volta Redonda (RJ)

DESTAQUE
bottom of page